segunda-feira, 31 de outubro de 2011

EUA cortam repasse de recursos à Unesco após reconhecimento do Estado Palestino

O governo dos Estados Unidos confirmou nesta segunda-feira (31/10) que cancelará o envio de recursos para a Unesco (Organização das Nações Unidas para a educação, a ciência e a cultura) depois de o órgão ter admitido a entrada do Estado Palestino como membro pleno.
“A aceitação da Palestina como Estado na Unesco inicia restrições legislativas existentes há muito tempo que obrigam os EUA a se absterem de fazer contribuições", disse a porta-voz do Departamento de Estado, Victoria Nuland. O governo de Israel promete tomar atitude semelhante.
Com o anúncio, o governo de Barack Obama cumpre a estratégia de ameaça aos órgãos multilaterais das Nações Unidas para impedir o avanço do pleito do presidente da ANP (Autoridade Nacional Palestina), Mahmoud Abbas, que no mês passado solicitou a adesão da Palestina como membro permanente da ONU. O pedido aguarda votação no Conselho de Segurança, onde os norte-americanos já anunciaram que pretendem utilizar seu direito a veto.
A suspensão dos repasses tem efeito imediato e, dessa maneira, os EUA deixarão de entregar à organização US$ 60 milhões que deveriam ter desembolsado em novembro, parte do total de US$ 80 milhões que destina anualmente à Unesco.
A porta-voz ressaltou que, apesar de tudo, o país manterá sua participação e seu compromisso na organização internacional.
"Consultaremos o Congresso para garantir que os interesses e a influência dos EUA sejam mantidos", afirmou Victoria, acrescentando que "o envolvimento dos EUA na Unesco beneficia uma ampla gama de nossos interesses nacionais, em matéria de educação, ciência, cultura e comunicações".
No entanto, a porta-voz classificou a adesão da Palestina como "lamentável” e “prematura”.
“Os EUA mantêm seu firme apoio ao estabelecimento de um Estado palestino independente e soberano, mas um Estado assim só pode ser alcançado por negociações diretas entre israelenses e palestinos", disse.
_______________________________________

Médicos de Lula enquadram PiG. PiG vai viver de “boletim”

Fora do Kalil é mentira

A equipe médica que trata do Nunca Dantes no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, deu uma entrevista coletiva nesta segunda feira de manhã, quando se iniciou a quimioterapia.
Sob a liderança de Roberto Kalil Filho, cardiologista de Lula, soube-se que o tumor está na fase inicial, é localizado e a chance de cura é alta.
Desde ontem, no Fantástico, Kalil já tinha fixado as regras do jogo.
O Nunca Dantes quer transparência, mas não quer circo.
Nem Golpe, portanto.
As informações serão dadas por boletins do hospital.
O próximo boletim deve sair na semana que vem.
Portanto, amigo navegante, TUDO O QUE SAIR NO PIG, atribuído a quem quer que seja, é mentira.
A ÚNICA informação é a do boletim.
Ou a que surgir numa outra coletiva de imprensa como a desta segunda.
Portanto, JOGUE OS MÉDICOS QUE SIMULAM SABER COMO ESTÁ O LULA E OS COLONISTAS no lixo.
Kalil deve estar escaldado com o PiG (*) e com os furos do Hospital em que trabalha. 

Paulo Henrique Amorim
__________________________________

A era da blogosfera



O 1o. Encontro Internacional dos Blogueiros, em Foz do Iguaçu, pode ser considerado um marco na história da blogosfera. Vieram blogueiros de mais de 15 países e alguns analistas de renome internacional.
Participei da mesa de abertura, ao lado do porta-voz do WikiLeaks Kristinn Hrafnsson e do criador do Le Monde Diplomatique Ignacio Ramonet.
Dias antes surgiram notícias de que o Wikileaks fecharia as portas, em função do bloqueio econômico que tem sofrido de instituições financeiras internacionais, que praticamente o impede de receber doações. Hrafnsson explicou que o site está procurando alternativas tanto financeiras quanto tecnológicas para continuar seu trabalho.
No dia 28 de novembro abrirão novamente os sistemas para receberem informações de forma segura.
Hrafnsson se disse decepcionado com a parceria firmada com grandes jornais internacionais. Seria a maior aliança midiática da história, um grande jornal em cada grande país. Mas a experiência terminou por não ser bem sucedida. Não receberam suporte adequado nem de alguns campeões da democracia, como The New York Times e The Guardian, disse ele.
Mesmo assim, considera que os documentos ajudaram a desvendar uma das maiores tramas midiáticas da história, os falsos argumentos das armas de destruição de massa, que levaram à guerra do Iraque.
Um dos principais pensadores mundiais sobre mídia, o francês Ramonet não foi bem aproveitado. Merecia ser desafiado com um tema específico sobre os novos tempos e ter tido mais tempo. Mesmo assim, passou conceitos relevantes sobre o papel da nova mídia.
De minha parte procurei passar a seguinte visão.
Não se pode falar em blogueiros como um movimento homogêneo. Tem blogueiros de todos os extratos, linhas políticas. Há um certo movimento blogueiro, primo-irmão do movimento do software livre, com características libertárias. Lembram um pouco os antigos anarquistas. São contra todas as formas de Estado, mas também contra partidos políticos, contra a velha mídia. Acreditam no trabalho colaborativo e na afirmação pessoal de cada um perante o grupo. Mas são apenas um grupo em meio a uma variedade cada vez maior.
Ramonet lembrou que as formas de comunicação estarão em permanente mutação. Hoje é o Twitter e o Facebook. Amanhã serão novas ferramentas.
Mais importante do que as ferramentas serão as formas de organização da informação.
Hoje em dia já é possível recorrer a uma quantidade enorme de informações não disponíveis em outras épocas. Quer acesso à última coletiva do Banco Central, a uma agência de notícias de graça (Agência Brasil), ao conteúdo de blogs de todas as partes do país, às palestras de determinado seminário, aos vídeos do Youtube? Esse mundo já está disponível.
É enorme a desproporção entre esse novo modelo, ainda verde, caótico, e o velho modelo.
Haverá jogos de aliança fantásticos entre blogues locais, regionais e nacionais, mídia regional e todos os veículos que de alguma forma tenham público e produzam conteúdo.  O trabalho colaborativo não permitirá mais veículos "donos" da notícia - no sentido de produzirem uma notícia fechada e ficarem donos absolutos da versão veiculada.
É um mundo novo pela frente, com enormes possibilidades para quem conseguir enxergar o futuro.
__________________________________-

Viver entre os 1%


Quando se é de família de trabalhadores, todos cuidam de todos, e quando um se dá bem, ou outros vibram de orgulho – não só pelo que conseguiu ter sucesso, mas porque, de algum modo, um de nós venceu, derrotou o sistema brutal, que comanda um jogo cujas regras são distorcidas contra nós.
Nós conhecíamos as regras, e as regras diziam que nós, ratos das fábricas da cidade, nunca conseguíamos fazer cinema, ou aparecer em entrevistas na TV ou fazer-nos ouvir em palanque nacional.
O artigo é de Michael Moore. 
LEIA MAIS
____________________________

Reinaldo Azevedo colunista da revista Veja magnetiza o ódio a Lula

Blog do jornalista da revista Veja é um imã para aqueles que festejam a doença do ex-presidente 
 
“No dia 18 de agosto de 2011, o jornalista Reinaldo Azevedo, de Veja, publicou um polêmico texto intitulado “O nome da doença que assola o Brasil é Luiz Inácio Lula da Silva” (leia). Aqui, no Brasil 247, publicamos “O nome da doença que assola o Brasil é Reinaldo Azevedo” (leia aqui).
Reinaldo Azevedo já foi diagnosticado com um tumor no cérebro e tem sido vítima de comentários agressivos na internet. Mas seu blog, no dia de hoje, se transformou num imã para agressões ao ex-presidente Lula. Eis alguns comentários que foram postados:
“Que pena! Diminuem as chances de vê-lo na cadeia”
“A natureza nos fez um grande favor de calar a boca do Apedeuta em chefe”
“Agora dá pra acreditar que aqui se faz aqui se paga. Vai mensaleiro!”
“Que tenha vida longa para terminar seus dias na cadeia”
“Desejo que Lula tenha vida longa – acompanhada de péssima saúde”
“Será que o Mula está tendo urticária por ter que se tratar e conviver com a elite paulistana num dos melhores hospitais do País”
“O pior é que dinheiro gasto para tratamento é o que ele roubou do povo”
Reinaldo costuma dizer que modera comentários para evitar agressões e para não se igualar ao que chama de “petralhas”. Mas o fato é que ele, mais do que ninguém, alimenta o ódio na política.
_____________________________

José de Abreu, o guru da esquerda no Twitter

O ator global José de Abreu foi contemporâneo de José Dirceu na Faculdade de Direito, preso em Ibiúna no Congresso da UNE e até chamado de “mensaleiro das artes” por Diogo Mainardi; hoje, ele é um pólo magnético da esquerda na rede
Brasil 247
 
“Viu isso @jose_de_abreu?” “Viu aquilo?”... Todos os dias, o Twitter do ator global José de Abreu é bombardeado com centenas de mensagens de todos os cantos do Brasil sobre o que se passa na mídia e na política brasileira. Ator claramente identificado com a esquerda, ele se transformou num pólo magnético de atração para todos aqueles que, em geral, gostam de Lula, do PT e detestam o que chamam de PIG – o partido da imprensa golpista. Tuiteiro ativo, que parece funcionar 24/7, 24 horas por dia, sete dias por semana, José de Abreu é hoje, certamente, uma das personalidades mais influentes e mais retuitadas da internet brasileira. Qual o segredo? “Tempo livre”, brinca o ator, de 65 anos, que está confirmado na próxima novela das oito, na Globo, onde interpretará um personagem que vive catando restos num lixão. “A profissão me permite”.
José de Abreu ganhou relevância na vida política brasileira na crise do Mensalão, quando houve um racha na classe artística brasileira. Muitos que antes demonstravam identificação com o PT se esconderam. E José de Abreu decidiu se expor ainda mais, indo até ao Congresso para defender o partido. Amigo pessoal de José Dirceu, de quem foi colega de classe na Faculdade de Direito da PUC, em São Paulo, ele também foi preso no Congresso da UNE, em Ibiúna. Mas nunca havia feito questão de exibir uma face política. “Na crise de 2005, tudo mudou”, disse ele ao 247. “Percebi que estava ganhando corpo um movimento golpista como o de 1964”.
Matéria Completa, ::Aqui::
_______________________________________-

CHARGE

sábado, 29 de outubro de 2011

Jabor destila racismo contra Orlando e é rechaçado no Twitter

Em comentário na Rádio CBN, na última quinta (27), o cineasta e jornalista Arnaldo Jabor destilou todo o seu preconceito e anticomunismo ao comemorar a saída de Orlando Silva do Ministério do Esporte. "Finalmente, o Orlando Silva caiu do galho”, disse Jabor, ao iniciar sua fala na rádio. Além de associar, indiretamente, o ex-ministro a um “macaco”, o que se segue é uma saraivada de xingamentos gratuitos e raivosos contra Orlando, o PCdoB e a UNE. As declarações geraram reação nas mídias sociais. 
Utilizando-se de toda a teatralidade de que é capaz, o comentarista da ultradireita esculhamba não só com a sigla comunista, mas joga todos os partidos na vala comum da corrupção, discurso muito comum entres os que tentam desacreditar a política e os políticos.
Mas é contra o PCdoB que ele centra fogo. Jabor não só reforça o coro da mídia como um todo - que tem alimentado o noticiário com denúncias a respeito das quais não há nenhuma prova sequer - como toma como verdade as acusações que nem chegaram a ser investigadas. E passa dos limites, ao agredir até o falecido líder comunista João Amazonas, classificando-lhe como um "delirante maoista". Com sua metralhadora de adjetivos desabonadores, dispara também contra a UNE. Numa demonstração de completa neurastenia, ele chama jovens de "malandros" e "oportuinistas", depois os acusa de desviariam dinheiro.”
Matéria Completa, ::Aqui::
______________________________________

"Vai cair meu cabelo?"

  
Essa foi uma das poucas perguntas do presidente Lula aos médicos; quimioterapia começa já na segunda

O presidente Lula recebeu com tranquilidade o diagnóstico de câncer. Uma das poucas perguntas que fez aos médicos foi direta: “Vai cair meu cabelo?” E a resposta foi sim. O tratamento quimioterápico começa já nesta segunda, com a finalidade de preservar as funções da laringe, onde está localizado o tumor maligno. O câncer na laringe pode causar sérios danos à voz e tem como causa mais frequente o tabagismo. Amigos do presidente Lula, que falaram com ele na manhã deste sábado, contam que Lula estava tranquilo. “Vamos esperar os próximos resultados”, disse o ele. Cinco anos atrás, num encontro com jornalistas, Lula confidenciou que já havia recebido recomendações médicas para operar as cordas vocais. E disse ainda que não se submeteria à cirurgia porque a voz seria seu principal instrumento político.
Há dois dias, quando comemorou seu aniversário, Lula falou que “é muito importante poder completar 66 anos”, como se já soubesse do diagnóstico. Familiares do presidente, ouvidos por 247, demonstraram naturalidade. “Ele é ser humano, como todos nós”, disse um deles.
De acordo com médico Artur Katz, da equipe médica, o estado de Lula é “muito bom”. Segundo a presidente Dilma Rousseff, Lula “é um vencedor e sairá ainda mais forte” do tratamento.
__________________________________

Correa abandona reunião‎ em protesto ao Banco Mundial

"O que faz nesse encontro uma representante que defende os grandes capitais, os interesses hegemônicos?", questionou
O presidente do Equador, Rafael Correa, retirou-se neste sábado (29/10) do plenário da XXI Cúpula Ibero-Americana durante a exposição da vice-presidente do Banco Mundial, Pamela Cox.
Ao presidente anfitrião do encontro, o paraguaio Fernando Lugo, Correa disse que sua atitude era em repúdio ao fato da instituição financeira ter negado crédito a Quito. "O que faz nesse encontro uma representante que defende os grandes capitais, os interesses hegemônicos?", questionou, acrescentando que o Banco Mundial "chantageou abertamente o meu país".
O mandatário equatoriano ainda afirmou que voltaria à sessão plenária assim que Cox concluísse sua fala e as intervenções dos membros da Cúpula fossem retomadas.
Na abertura oficial do evento, que tem como tema "Transformação do Estado e Desenvolvimento", Lugo pediu "soluções adequadas" para que a crise financeira mundial não afete os países emergentes.
O governante destacou o potencial da América Latina diante das turbulências do atual cenário econômico, lembrando, no entanto, que a região é a "com maior desigualdade e brechas regionais e subregionais".
Ele ainda declarou que é preciso que os Estados garantam os direitos econômicos e sociais, "com trabalho justo, moradia adequada e sem fome".
____________________________________

Lula fará quimioterapia para combater tumor na laringe

“O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva iniciará uma quimioterapia nos próximos dias para tratar um tumor na laringe. A informação foi divulgada hoje (29) pelo Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo.
Boletim divulgado às 11h diz que o ex-presidente, que completou 66 anos nesta semana, recebeu o diagnóstico hoje de manhã, depois de se submeter a exames no hospital. Segundo o comunicado, após avaliação multidisciplinar, foi definido tratamento inicial com quimioterapia. De acordo com o hospital, o ex-presidente está bem e deverá realizar o procedimento em caráter ambulatorial.
Lula permanece no Sírio-Libanês descansando após os exames. Segundo a assessoria do hospital, ele deve deixar o local ainda hoje.
A equipe responsável pelo acompanhamento do ex-presidente é coordenada pelos médicos Roberto Kalil Filho, Paulo Hoff, Artur Katz, Luiz Paulo Kowalski, Gilberto Castro e Rubens Brito Neto.”
___________________________

Força, Lula

A fatalidade não se abate igualmente sobre todos os homens. O destino, com seus mistérios, reserva a alguns deles um papel que, embora continuem seres humanos comuns, como nós, os tornam especiais para as coletividades.
Lula é um deles.
Estes homens são capazes de catalisar a força das aspirações de um povo que, de outra forma, ficaria dispersa. Como no magnetismo, têm o poder de orientar todas as partículas humanas que integram uma sociedade e, com isso, criar e fazer agir a imensa força das coletividades que empurra a roda da História.
A estes homens e mulheres, chamamos líderes.
E os líderes, como já disse alguém sobre os príncipes, também se alimentam da força que são capazes de despertar em seus povos.
Agora, neste momento difícil, Lula precisa e terá esta força do seu povo.
Os insondáveis mistérios da natureza das coletividades têm este poder. Não é religião, não é misticismo. É apenas a sensação humana, comum a todos os seres humanos, de sermos, assim como finitos, infinitos nos nossos desejos e pensamentos.
Veremos e viveremos.

___________________________________

CHARGE

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Documentário mostra palestinos e israelenses lutando juntos (e vencendo)

O documentário consegue mostrar a beleza e leveza que se manifestam mesmo em situações de conflito como essa. Apesar do pano de fundo, são histórias com as quais é possível se identificar e, por isso, se envolver e se emocionar. 

Milorde, olha o seu rabo e deixa o do vizinho

No Tijolaço

A revista (conservadorissíma), The Economist, inglesa, publica hoje uma matéria digna da hipocrisia da “corte” econômica londrina.
Ela diz que a reputação do Banco Central do Brasil “está sendo manchada” pela redução da taxa de juros interna. E uma redução que foi de menos de um décimo, de 12,5% para 11,5%.
Acusa nossa autoridade monetária de “estar focada no crescimento econômico” em lugar de zelar de sua missão de guardião da moeda.
Que cinismo!
Dizem isso porque o crescimento – e, com ele, o emprego, a renda, o consumo, e a atividade econômica – é no Brasil. Quando se trata deles próprios, a história é completamente diferente.
Querem ver? O banco central inglês, desde 2009, mantém  sua taxa de juros em 0,5% ao ano, o menor nível da história, vinte vezes menor do que a brasileira, em valores percentuais.
E a inflação na Corte de Sua Majestade, por acaso é comportadinha como uma “lady”?
Coisa nenhuma. Fechou setembro acumulando uma alta de 5,2%, mais do que o dobro da meta de 2% fixada pelo Banco Central inglês. Vejam bem, seria a mesma coisa que temos aqui, uma inflação de quasse 12% ao ano! O dobro, quase, da que vamos ter.
O juro real na Inglaterra, com essa inflação, é negativo  em 4,5% ao ano enquanto os nossos são positivos, e de mais de 5%, no mesmo prazo.
E não aparece ninguém no  jornalismo econômico brasileiro que tenha a coragem de lhes apontar o dedo e dizer o quanto há de cinismo nessa crítica pretensiosa e desonesta.
Porque não é incompetência, por trata-se de uma das mais importantes publicações do setor no mundo. É arrogância, mesmo.
Que vergonha!
Vivem, ao contrário, bajulando o que receita esta “nobreza”. Fica a dúvida  se é por ignorância ou por pusilanimidade.
Se de um lado existem as “cabeças coroadas”, com seu ar empertigado, é porque, de outro, existem as “cabeças colonizadas”, sempre abaixadas pela submissão.
___________________________________________

PROJETO SAÚDE E ALEGRIA, TRABALHO NA PONTA DA AMAZÔNIA

Wikileaks aponta elo entre Globo e EUA

Wikileaks aponta elo entre jornalistas da Globo e EUA  
Editor do Jornal da Globo, William Waack (esq.), e diretor de redação de Época, Hélio Gurovitz (dir.), foram informantes do governo americano durante o processo eleitoral de 2010, segundo o Wikileaks; para William Waack, Dilma Rousseff era a candidata “menos coerente”.
No dia 13 de fevereiro de 2010, um despacho classificado como confidencial foi enviado da Embaixada dos Estados Unidos, em Brasília, para o Departamento de Estado, em Washington. O memorando relata conversas de diplomatas americanos com dois dos mais experientes e bem colocados jornalistas brasileiros: William Waack, editor do Jornal da Globo, e Hélio Gurovitz, diretor de redação da revista Época. O que se constata, da leitura dos documentos, cuja autenticidade foi confirmada pelo Wikileaks, do polêmico Julian Assange, é que tanto Waack como Gurovitz foram informantes do governo americano durante o processo eleitoral de 2010. William Waack, que já foi correspondente de guerra e é um jornalista premiado por suas coberturas internacionais, fez um relato sobre todos os potenciais candidatos que despontavam no início de 2010, quando estava claro que Lula não poderia concorrer a um terceiro mandato. Segundo ele, Ciro Gomes seria o candidato mais forte. Aécio Neves, o mais carismático. Serra, sem graça, mas competente. E sobre Dilma Rousseff? “A menos coerente”, disse Waack a seus interlocutores norte-americanos.
Hélio Gurovitz, que passou pela Folha de S. Paulo e pela Exame, antes de chegar à Época, levado por Paulo Nogueira, também foi ouvido pelos americanos. Disse ele que o Brasil tinha uma sociedade parecida com a chilena e que o País estava pronto para alternar os partidos no poder. Ou seja: depois de oito anos de Lula e PT, seria possível voltar aos braços do PSDB. E o Chile havia acabado de eleger o conservador Sebastian Piñera, encerrando o ciclo de esquerda, dos partidos da chamada Concertación.
Tanto a TV Globo como a Época mal disfarçaram sua opção política em 2010. Numa entrevista do Jornal Nacional, William Bonner e Fátima Bernardes chegaram a ser agressivos com Dilma e tiveram uma postura distinta com José Serra. Outro episódio polêmico foi o da agressão sofrida pelo candidato tucano, com uma suposta “bolinha de papel”. A Época por sua vez fez uma capa destacando o lado guerrilheiro da candidata. Não se sabe até que ponto tais posições foram fruto da opinião dos jornalistas -- colaboradores, segundo o Wikileaks -- da embaixada americana, ou da família Marinho.
________________________________________

Lula agradece internautas por #LulaDay

Wikileaks mostra Fernando Rodrigues (Folha de São Paulo) como informante dos EUA


 Wikileaks mostra Fernando Rodrigues como informante dos EUA 

Nos documentos vazados pelo Wikileaks, o jornalista Fernando Rodrigues, colunista da Folha de S. Paulo, também aparece como informante, em encontro na embaixada dos EUA. 
Numa conversa de 2006, Rodrigues teve um encontro com representantes da embaixada americana, e disse entre as quatro paredes que o TCU (Tribunal de Contas da União) era aparelhado politicamente pelos demo-tucanos, e tinha relatórios feitos para usar como batalha partidária da oposição contra o governo. 
Disse que o tribunal faz análises não confiáveis e seus noves ministros são geralmente ex-senadores ou ex-deputados escolhidos por seus colegas para atuarem partidariamente. Rodrigues citou nominalmente o ministro Aroldo Cedraz, a quem classificou como “carlista” – ligado ao finado Antonio Carlos Magalhães. 
De acordo com os documentos, Rodrigues também fazia análises políticas para a embaixada americana e avaliou o cenário da Câmara em 2006, que teve como oponentes Arlindo Chinaglia, do PT, e Aldo Rebelo, do PCdoB. Rodrigues disse que, se Aldo perdesse, ganharia como prêmio de consolação o Ministério da Defesa (o que não ocorreu).  
____________________________________-

Manifestantes deixam canteiro de obras de Belo Monte

Manifestantes deixam canteiro de obras de Belo Monte 
Decisão da 4ª Vara de Justiça do Pará determinou que eles saíssem do canteiro e encerrassem o protesto que começou na madrugada de ontem. 

Agência Brasil.

Os cercas de 300 manifestantes que ocupavam o canteiro de obras da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, no Rio Xingu (PA), já deixaram o local, de acordo com informações da Agência Brasil. Uma decisão da 4ª Vara de Justiça do Pará determinou que eles saíssem do canteiro e encerrassem o protesto que começou na madrugada de ontem. O oficial de Justiça chegou ao local juntamente com policiais para auxiliar a retirada dos índios e dos pescadores que protestavam contra a construção da usina. Não houve danos ao local. De acordo com o Conselho Indigenista Missionário (Cimi), pelo menos 600 pessoas, entre indígenas, ribeirinhos e pescadores participaram da ocupação. Os manifestantes querem que o governo paralise imediatamente as obras. Um trecho da BR-230, a Rodovia Transamazônica, foi interditado na altura da entrada do canteiro de obras da hidrelétrica.
A Norte Energia, empresa responsável pela usina, afirma que a maior parte dos manifestantes veio de fora da região de influência da usina. A empresa ainda declara que o projeto tem aval do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e da Fundação Nacional do Índio (Funai), e está sendo conduzido "com a plena concordância da população local e dos povos indígenas da região".
___________________________________________

Amazônia é a “bola da vez” para doença de Chagas

O pesquisador Aldo Valente, 48, chefe da seção de Parasitologia do Instituto Evandro Chagas, em Belém, alerta que o Pará enfrenta uma epidemia de doença de Chagas.
De acordo com dados da Secretaria de Estado de Saúde, neste ano já foram notificados 85 casos da doença no Estado, sendo 36 casos na capital. 
Dez pessoas já morreram.
Doutor em biologia parasitária pela Fundação Oswaldo Cruz, Valente já trabalhou em regiões hiperendêmicas da Bolívia, Equador, Colômbia, Guatemala e Honduras, onde não encontrou índice de 10% de mortalidade como o registrado no Pará.
 
BLOG DA AMAZÔNIA – Como o senhor explica o crescimento da doença de Chagas na Amazônia. O barbeiro não existia antes na região?

ALDO VALENTE - Na verdade sempre existiu. Os primeiros estudos da doença de Chagas na Amazônia datam da década de 30. Foi identificado que na região havia triatomíneos infectados vivendo com animais silvestres também infectados. Na medida em que as cidades foram crescendo, a população começou a procurar a periferia das cidades, que ainda guardam alguma reserva de mata, onde estão os ecótopos. Quando o homem entra nesse ambiente, destrói os ecótopos e os barbeiros se dispersam. Como os barbeiros vivem de se alimentar do sangue de mamíferos, entram nas casas para tentar se alimentar do sangue dos cães e nos galinheiros. Isso é comum em qualquer cidade da Amazônia.
Dos Estados da Amazônia, qual deles demanda maior preocupação?
O Pará. Já foram registrados neste ano mais de 80 casos de doença de Chagas com 11 óbitos. A mortalidade já passa de 10%. Isso é um índice muito elevado, absurdo. Depois do Pará, a maior preocupação é com o Estado do Amapá, seguido do Amazonas e, por último, o Acre, que tem casos muito esporádicos. Mas nossa preocupação com o Acre é porque ele tem uma fronteira com a Bolívia, que é um país hiperendêmico de doença de Chagas. Além disso, o Acre tem uma saída pro Pacífico através do Peru, que é outro país endêmico de doença de Chagas. É necessário um serviço de vigilância no Acre para que a gente não seja apanhado de surpresa diante da eventual entrada ou recrudescimento de casos que ocorrem no Estado.
O que está acontecendo no Pará?
Hoje, se há notícia sobre doença de Chagas no Brasil, se deve ao fato de que ela é transmitida pelo açaí, um alimento de enorme importância econômica no Pará. Se a doença de Chagas não fosse transmitida pelo açaí, estaria nas sarjetas das doenças desgraçadas. O açaí, depois do minério, da madeira e do tráfico de drogas, é o produto mais importante da economia do Pará. O Estado exporta algo em torno de US$ 1 bilhão em polpa de açaí, atividade que gera emprego para 200 mil pessoas. O PIB, só com açaí, é maior do que muitas cidades da Amazônia. Agora mesmo, no centro de Belém, estamos com quase 50 casos de doenças de Chagas com oito óbitos. O barbeiro vem contaminando um cesto com sementes de açaí, na hora que é processado dentro da máquina, sem a higienização adequada, é triturado junto com os frutos. O suco é consumido e as pessoas adoecem. É um problema de vigilância sanitária. Conceitual e epidemiologicamente o Pará vive uma epidemia de doença de Chagas.
LEIA MAIS
___________________

1º Encontro Mundial de Blogueiros

Evento começa em Foz com cobranças por banda larga e marco regulatório da mídia
Além da música caipira de um grupo regional, abertura foi marcada pela tradicional cerimônia de iluminação da barragem de Itaipu, acompanhada de queima de fogos. 
Blogueiros presentes puderam replicar na internet o que acontecia no local, através de uma conexão sem fio gratuita. 
O encontro segue até sábado e conta com representantes de 32 países e 16 Estados brasileiros. 
Para o jornalista Renato Rovai, presidente da Associação Brasileira de Empresas e Empreendedores da Comunicação (Altercom), o encontro dos blogueiros é uma oportunidade para "ampliar as possiblidades humanas dentro das novas tecnologias". "Estamos conseguindo construir a democratização da comunicação aproveitando o que a tecnologia e a inteligência humana nos colocaram a disposição. Isso é importante porque não dependemos mais de concessões e de empresas", disse.
Editor da revista Fórum, Rovai lembrou que os blogueiros precisam aproveitar a "oportunidade" por o evento ocorrer em Foz, cidade onde está a tríplice fronteira entre Brasil, Argentina e Paraguai. "Muitas vezes nós, brasileiros, temos mais conexões com europeus e norte-americanos. Mas o fato de esse evento acontecer aqui ajuda a nos aproximar da América Latina, a construir um espaço que permita a construção de ações políticas reais", afirmou.
_______________________________

Prisão perpétua para o "Anjo da Morte" argentino


Um dos símbolos macabros da ditadura argentina, Alfredo Astiz foi chefe de inteligência do Grupo 3.3.2 da Marinha, e um dos primeiros integrantes da Escola Superior de Mecânica da Armada (ESMA) reconhecido publicamente como um brutal repressor no final da década de 70. Em sua lista de acusações estão os assassinatos de Azucena Villaflor, fundadora das Mães da Praça de Maio, e das monjas francesas Alice Domon e Leonie Duquet, torturadas na ESMA e jogadas no mar. Outros 17 ex-marinheiros foram condenados por crimes de lesa humanidade. A reportagem é de Francisco Luque, direto de Buenos Aires.
________________________________________________________

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Kaddafi foi estuprado antes de morrer


Um vídeo amador gravado no momento da captura do ex-ditador líbio Muammar Kaddafi, morto em 20 de outubro, indica que o líder teria sido estuprado pouco antes de morrer. A imagem mostra um rebelde tentando inserir uma faca ou instrumento similar no ânus do ex-presidente.
Organizações de direitos humanos já pediram uma investigação formal sobre as circustâncias da morte do ditador. Aparentemente, Kaddafi morreu com um tiro na cabeça e no peito, disparados depois de que já estava nas mãos do Conselho Militar de Misrata, que apoia o Conselho Nacional de Transição (CNT), vencedor da guerra civil na Líbia.
O CNT confirmou à BBC que está investigando as versões de que o líder deposto foi vítima de abuso sexual momentos antes de morrer. A investigação foi motivada por imagens captadas por um telefone celular logo após sua captura, na cidade de Sirte. Segundo a correspondente da BBC, Katya Adler, “Khadafi é rodeado por uma multidão de combatentes anti-Khadafi”. “A gravação parece mostrar o ex-ditador da Líbia sendo submetido a um abuso sexual”.
_________________________________________

Hoje é #LulaDay

Hoje é #LulaDay 
Ex-presidente faz 66 anos nesta quinta e é homenageado na internet 
 
Eleitores do PT e admiradores da trajetória do ex-presidente Lula prestam uma homenagem a ele nesta quinta-feira pelas redes sociais. No Twitter, a hashtag #LulaDay está nos Trending Topics e foi um dos tópicos mais badalados durante a manhã. A celebração do #LulaDay tem dois motivos. Primeiro, hoje é aniversário de Luiz Inácio Lula da Silva, que completa 66 anos. Além disso, 27 de outubro foi o dia em que o então candidato “segundo lugar”, derrotado em três eleições presidenciais sucessivas, finalmente chegou lá. Lula lá foi eleito presidente do Brasil há exatos nove anos. Na internet, a festa em homenagem à estrela maior do PT vem de todas as partes do País. De Mossoró (RN), Leila Bandeira lembra em tuíte o discurso de posse de Lula em 2003: “E eu, que durante tantas vezes fui acusado de não ter um diploma superior, ganho o meu primeiro diploma, o diploma de presidente”. Tales Lacerda, de Belo Horizonte (MG), destaca: “Aniversário do Barba hoje. O maior presidente da história do Brasil. Exemplo de vida e superação, resgatou a dignidade do Brasil”.
A torcida pró-Lula enfatiza programas iniciados no governo dele. Gregory Gonçalves, de Embu Guaçu (SP), agradece a oportunidade de cursar faculdade ao ex-presidente: “Graças ao cara, milhões de filhos humildes deste solo podem sonhar com uma graduação! Devemos o PROUNI a ti”.
___________________________________

Wikileaks: Waack, três vezes informante dos Estados Unidos

Waack, nosso homem de Washington 

Saiu no JB:  Wikileaks: William Waack, da Globo, é citado três vezes como informante dos EUA

O jornalista William Waack, da Rede Globo, se tornou um dos assuntos mais discutidos no Twitter nesta quinta-feira graças a supostos documentos da Wikileaks que o apontariam como informante do governo americano. Apesar de vagas e desencontradas, algumas informações são verdadeiras. O Informe JB  entrou em contato com a jornalista Natalia Viana, responsável pela Wikileaks no Brasil, que confirmou a história. Waack é citado não apenas uma, mas três vezes como informante da Casa Branca. Dois dos documentos que o citam são considerados “confidenciais”.
____________________________________

Fukushima registra maior contaminação marinha da história


A catastrofe de Fukushima provocou a maior contaminação radioativa marinha da história, segundo informou nesta quinta-feira o Instituto de Pesquisa de Segurança Nuclear da França (IRSN).
 A interpretação dos resultados da medição de césio 137 na água do mar fez com que o IRSN atualizasse a estimativa da quantidade total desse elemento lançada no mar entre 21 de março e meados de julho.
"Esta é a maior quantidade desse radioisótopo artificial presente em meio marinho", afirmou o instituto em comunicado. localização da usina de Fukushima "permitiu uma dispersão excepcional desse elemento, pela presença de uma das principais correntes marítimas do mundo, que espalha as águas contaminadas em direção ao oceano Pacífico".
Por isso, os especialistas acreditam que as consequencias da presença dos elementos radioativos nas águas serão minimizadas. Logo após o acidente, foram registradas nas imediações da usina concentrações muito grandes de radioatividade, que foram caindo a níveis normais com o passar do tempo.
O ISRN afirmou, no entanto, que a poluição poderia aumentar devido à presença de elementos radioativos presentes no solo transportados pela água em direção ao mar.
"Os resultados das medições mostraram uma persistência da contaminação de espécies marinhas, principalmente peixes que vivem no litoral de Fukushima. Portanto está justificado o estado de vigilância", acrescentou a IRSN.
____________________________

O espírito do neoliberalismo

JATENE ENCHE O BOLSO DA MÍDIA

No Blog da Perereca

Também tá lá no balancete de setembro, pra desgosto inté de Santa Rita de Cássia: 
O Governo Jatene só teria gastado pouco mais de R$ 12 milhões em publicidade - legal e institucional...
Pra ser mais exata, R$ 12.020.685,32.
E olhem que isso é o acumulado de todo este ano, visse?
Ou seja: apenas e tão somente R$ 1,3 milhão por mês...
E incluindo tudo: Executivo, Legislativo e Judiciário, visse?
Ô sumanu, sarta aí um Cerpão quente num copo de prástico, que eu vou é doar um cestão básico pro Orly...
___________________________

Jatene: gastos sem licitação já alcançam quase R$ 1,2 bilhão.

 
É incrível, mas verdadeiro: o Governo do Estado já gastou neste ano quase R$ 1,2 bilhão sem licitação.
E isso é mais – muito mais – do que os R$ 805 milhões contratados através de todas as licitações realizadas.
O número é oficial: consta no balancete de setembro, que está no site da Secretaria da Fazenda (http://www.sefa.pa.gov.br/site/pagina/tesouro.balancetes ).
Dos R$ 8,5 bilhões empenhados até o final de setembro, quase R$ 6,5 bilhões corresponderam a despesas em que a licitação é inaplicável.
Não está escrito, mas é provável que essas despesas “ilicitáveis” incluam salários, contribuições previdenciárias, diárias de viagem, repasses aos municípios, por exemplo, embora essa margem (quase 80%) seja muito, muito elevada.
Do que sobrou, quase R$ 968 milhões foram gastos com dispensa de licitação e, R$ 228 milhões, com inexigibilidade.
Menos de R$ 805 milhões foram contratados através de concursos, convites, tomadas de preços, concorrências e, sobretudo, pregões.
Os gastos com suprimento de fundo também foram altos: quase R$ 11 milhões.
Detalhe: desses R$ 8,5 bilhões em despesas, mais de R$ 8 bi já foram liquidadas.  
______________________________

‘Quero ver Teixeira na cadeia’


Jornalista britânico chamou Ricardo Teixeira de "vergonha para o Brasil" no Senado. Foto: Fábio Motta/AE

Andrew Jennings participou de audiência pública no Senado nesta quarta-feira 26. Foto: José Cruz/Agência Senado
O jornalista investigativo Andrew Jennings, autor do livro Jogo Sujo – O Mundo Secreto da Fifa (Panda Books, 351 págs., R$ 49,90), que denuncia um suposto esquema de corrupção na Federação Internacional de Futebol (Fifa) envolvendo o presidente da Confederação Brasileira de Futebol, Ricardo Teixeira, disse à emissora de tevê ESPN Brasil que quer ver o cartola na cadeia. O britânico participou como convidado da Comissão de Educação, Cultura e Esporte no Senado nesta quarta-feira 26.
O jornalista da rede britânica de rádio e televisão BBC afirma que Teixeira teria recebido nos anos 1990 cerca de 9,5 milhões de dólares e João Havelange, ex-presidente da Fifa, 1 milhão de dólares de propina via uma empresa de Liechtenstein. A companhia seria parceira da ISL, firma ligada à entidade máxima do futebol e responsável pelo marketing esportivo e negociações de transmissões de jogos na televisão. A companhia faliu em 2001. 
Na audiência, Jennings apontou que a dupla brasileira foi investigada pelo governo suíço e Teixeira teria admitido os pagamentos irregulares. No entanto, a Fifa, segundo o jornalista, conseguiu embargar na Justiça da Suíça a divulgação do documento. “Blatter insulta a todos ao dizer que o relatório é legalmente muito complexo. Coloque o documento na internet agora, pois temos advogados que podem nos ajudar a compreendê-lo”, disse.
Blatter, tentando limpar a imagem da Fifa, afirmou na última semana a intenção de abrir o caso ISL e “deixar esse assunto para trás e seguir em frente.” A análise dos documentos deve ser feita por um organismo independente a partir de dezembro.
Jennings ainda declarou que o documento contêm cerca de 45 páginas com confissões assinadas pelos brasileiros e Blatter, alegando saber do caso. O esquema também envolveria outros dirigentes da instituição.
Para o britânico, a atuação de Teixeira é “uma vergonha para o Brasil” e o País precisa passar uma imagem de competência na organização do mundial.  “Queremos ver o samba e uma celebração do País que, em 20 anos, saiu de uma ditadura para uma democracia, com imprensa livre. Se vocês querem o respeito do mundo, no interesse da reputação de seu país, entreguem a organização a honestos burocratas brasileiros.”
_______________________________________________

Interino assume lugar de Orlando Silva

O agora ex-ministro do Esporte, Orlando Silva. Foto: Agência Brasil
Durou pouco mais de uma semana o bombardeio sobre o ministro do Esporte, Orlando Silva. Acusado por um policial militar e por um pastor evangélico de liderar um esquema de desvios de verba de programas estatais para seu partido, o PCdoB, ele selou sua saída do governo em uma reunião com a presidenta Dilma Rousseff, nesta quarta-feira 26. É a sexta demissão de ministro em menos de dez meses do governo Dilma Rousseff – a quinta por corrupção.
“Decidi sair do governo, para que eu possa defender minha honra, o trabalho do Ministério do Esporte, o meu governo e o meu partido. Saio com o sentimento de dever cumprido”, disse em entrevista coletiva após o encontro. 
Gilberto Carvalho, secretário da Presidência, já anunciou que a Dilma deverá nomear o secretário-executivo da pasta, Waldemar Manoel Silva de Souza, para o ministério.
Certo é que sai Orlando, fica o partido: um dos nomes naturais para substituí-lo é o deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP), ministro no governo Lula, mas que se distanciou do Planalto ao relatar o texto do novo Código Florestal na Câmara e manter pontos que desagradaram a presidenta.
Em suas últimas horas como ministro, Orlando Silva tentou emplacar uma agenda positiva para desviar o foco das suspeitas, mas tomou o contragolpe ao saber, na terça-feira 25, que havia se tornado alvo de um inquérito no Supremo Tribunal Federal para investigar os convênios do ministério. Outro golpe foi a suspensão, estudada pelo Planalto, dos repasses do ministério às entidades.
As principais suspeitas recaem sobre acordos com ONGs que recebiam dinheiro público e não cumpriam os serviços para os quais foram contratadas – entre elas a entidade presidida por João Ferreira Dias, policial que agora aponta irregularidades no governo.
Em sua defesa, Orlando Silva passou os últimos dias afirmando ter sido ele quem determinou as investigações no Ministério e os que o acusavam eram justamente aqueles com os interesses contrariados. Silva se justificava dizendo que, em sua gestão, o número de ONGs recebendo dinheiro do ministério havia sido enxugado.
Outras notícias vieram à tona, no entanto, e complicaram sua situação. Entre elas, a de que a ONG da mulher do ministro, Anna Cristina Lemos Petta, tinha contrato com a pasta.
Antes de cair, o ministro foi à tevê, durante a propaganda partidária do PCdoB, dizendo-se alvo de calúnia – o mesmo argumento usado em suas três aparições no Congresso em uma semana, a última sob o pretexto de falar sobre a Copa do Mundo de 2014. O evento esportivo, aliás, foi lembrado pelo agora ex-ministro em sua fala televisiva. “A Copa está aí”, disse, numa tentativa de mostrar que sua saída poderia afetar os preparativos para o Mundial.
E foi justamente a contestação de sua autoridade para lidar com os executivos do Mundial que tornou insustentável a sua manutenção no governo. Em meio ao tiroteio, Silva, alçado ao cargo por Lula, mas sem jamais ter se tornado o ministro dos sonhos de Dilma Rousseff, já não conciliava os interesses da Fifa e as broncas do Planalto, que desidratava a cada dia as atribuições de sua pasta.
Orlando Silva deixa o cargo sob pressão e sem que o Planalto tenha manifestado qualquer ato em seu apoio. Em sua defesa, a liderança do PCdoB na Câmara divulgou nota, na semana passada, exaltando o trabalho de Silva no ministério, exemplificado (na declaração) que na edição deste ano dos Jogos Pan-Americanos, em Guadalajara (México), o País enviou a sua maior delegação e tem um dos melhores desempenhos na competição. “Orlando teve um papel relevante para o Brasil sediar a Copa do Mundo e as Olimpíadas. Mas, as ações para garantir com eficácia e lisura a estes dois megaeventos, obviamente, contrariam interesses de grupos poderosos”, destacou a nota.
Também no site do ministério, as denúncias, que durante dias foram tema de respostas a reportagens publicadas no portal, haviam sido substituídas por notícias relacionadas ao Pan-Americano, numa nova demonstração de esforço para se criar uma agenda positiva. Em vão.
Após anunciar a saída do governo, Silva se defendeu novamente dizendo ter sido vítima de agressões sem provas concretas. “Eu manifestei [à Dilma Rousseff] minha revolta com esse linchamento público que vivi e a tranquilizei, afirmando que em poucos dias, em poucas semanas, seguramente, a verdade vai vir à tona.”
Antes do encontro com a presidenta, a cúpula do PCdoB havia se reunido, na sala da liderança do partido na Câmara, para discutir o futuro no ministério.
Em meio ao tiroteio, enquanto os sites noticiosos já sacramentavam a sua demissão do Ministério do Esporte, a única manifestação pública de Orlando Silva sobre seu futuro foi o anúncio de um almoço agendado com a mãe, Vanda, nesta quarta-feira 26.
O ministro usou o Twitter para despistar os que já choravam em seu túmulo. “Hoje meu almoço é especial, com D. Vanda, minha mãe, aniversariante. E ela veio da Bahia só para isso. Mulher guerreira, grande exemplo”, escreveu ele por volta das 13h10.
*Com informações da Agência Brasil
___________________________________________

Anonymous rebate e condena revista Veja

Jennings no Senado: Dilma, fuja da Fifa e da CBF

Mr. Teixeira, did you accept the bribe ?

Saiu no UOL: Teixeira e Havelange podem ter levado US$ 60 mi em subornos, diz jornalista 

Documentos obtidos pela BBC junto à Justiça suíça indicam que o ex-presidente da Fifa, João Havelange, e o presidente da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), teriam recebido cerca de US$ 60 milhões – mais de R$ 100 milhões em valores atuais – em subornos da empresa de marketing esportivo ISL. É essa avaliação do jornalista Andrew Jennings, durante audiência na comissão de Educação do Senado. 
O jornalista, que investiga a Fifa há 20 anos, recomendou à presidente Dilma Rousseff que se afaste dos dirigentes da Fifa e da CBF. “Caso contrário sua Copa do Mundo vai ter uma sombra”, disse. De acordo com as estimativas de Jennings, a ISL, que faliu em 2001, teria pagado mais de US$ 100 milhões a dirigentes esportivos enquanto intermediava contratos de empresas privadas com a Fifa. 
Ele estimou os valores com base em um documento da corte de Zug, inferindo que Havelange teria recebido US$ 50 milhões por meio da empresa Sicuretta, com base em Luxemburgo. Teixeira teria arrecadado quase US$ 10 milhões por meio da empresa Sanud  – que em uma investigação do Senado aparece como sendo de propriedade do presidente da CBF. 
“Não há provas conclusivas, mas é isso que podemos inferir. Poderemos saber mais daqui, no máximo, 12 meses, quando a Justiça suíça divulgar um acordo feito para restituir parte desses subornos”, afirmou o britânico. 
Nesse acordo, Havelange e Teixeira teriam pagado cerca de 2 milhões de francos suíços – o equivalente a R$ 4 milhões – para devolver parte da quantia e não terem seus nomes divulgados. 
“A Copa do Mundo deve ser uma celebração do Brasil. Queremos vir e ver isso acontecer. Mas as historias hoje são ruins. E isso é por causa de um homem: Ricardo Teixeira. Se vocês querem o respeito do mundo, vocês têm de resolver isso”, afirmou Jennings.
______________________________________________

terça-feira, 25 de outubro de 2011

O VICE DO PARÀ E A LOBBY EMPRESARIAL

A seta mostra Marcelo, o vice prefeito de Oriximiná Fernando Andrade e o vice governador Helenilson Pontes no aeroporto de Oriximiná 
DENÚNCIA DO ESPALHA BRASA PODE SAIR EM JORNAL DE GRANDE CIRCULAÇÃO NACIONAL
Como já noticiamos, sobre a viagem que o vice governador do Pará Helenilson Pontes PPS, realizou em Maio por diversas cidades da Calha Norte do Pará, em companhia do empreiteiro conhecido como ‘Marcelo’, estamos mostrando agora a prova fotográfica.
A fonte bisbilhoteira do Zezo voou até Oriximiná nesta tarde de (24), para trazer com exclusividade a foto que comprova nossa denúncia, o vice Helenilson Pontes e o empresário Marcelo abraçados ao vice prefeito de Oriximiná Fernando Andrade.
Esse registro fotográfico tirado por um fotógrafo anônimo do Zezo Ferreira, registra o momento em que o vice prefeito de Oriximiná recebeu no aeroporto da cidade a comitiva do vice governador Helenilson Pontes.
A denuncia é grave, pois o empreiteiro levou o vice governador para fazer loby nas cidades que ele tem obras ou que pretendia conseguir obras. Marcelo responde diversas denúncias na justiça e não era boa companhia para o vice governador.
Tudo só foi descoberto porque Marcelo não pagou o frete da aeronave no valor de R$ 25 mil e a empresa através de seu procurador jurídico, após várias tentativas de encontrar Marcelo  resolveu denunciar aqui no Espalha Brasa.
A seta indica o assessor Dayan Serique ao lado do empreiteiro Marcelo e outro membro da comitiva que não identificamos.
Comprovando o que denunciamos, está ai ao lado do empreiteiro Marcelo, o assessor do vice governador, o pedagogo Dayan Serique, que viajou por conta do empreiteiro e fazia o registro da expedição vergonhosa.
Marcelo bancou tudo, o avião fretado pelo empreiteiro tem lugar para 8 pessoas, e foi completamente lotado, outras figuras ilustres estavam no vôo indecente, mas vamos poupa-los, pois apuramos que eram convidados de ultima hora e não sabiam do que se tratava.
O pior de tudo, é que Marcelo fez até discurso na Câmara Municipal de Oriximiná, diante de uma platéia de inocentes, que ouviram uma farsa, uma galhofagem com o povo de Oriximiná, temos outras fotos deles rindo da população, como seres superiores.
O que esperamos é que a Assembléia Legislativa do Pará, as autoridades competentes, se movam em direção a esse escândalo e dêem alguma satisfação ao povo das cidades, sobre essa, que no linguajar do Espalha Brasa, chamamos de 'transação' entre o vice governador do Pará e esse empreiteiro.
Deixamos aqui um questionamento para quem de direito: "QUAL O INTERESSE DE UM EMPREITEIRO COM PROBLEMAS NA JUSTIÇA, DE LEVAR O VICE GOVERNADOR PARA UM PASSEIO PELAS CIDADES DA CALHA NORTE, COM TUDO PAGO POR CONTA DELE?" 
O Espalha Brasa foi contactado por um jornal de grande circulação nacional, a reportagem completa sobre esse episódio, vai estar no jornal A Cidade, aguarde!
A empresa aérea que fretou o avião para o passeio do vice e do seu assessor, cobra o frete de R$ 25 mil que o empreiteiro não pagou, a dívida vem se arrastando desde maio, agora virou escândalo parauara... um humm!
_________________________________

Ahmadinejad compara execução de Kadafi à de Bin Laden e alerta para saque do petróleo líbio

“Mostre-me um presidente europeu ou norte-americano que não tenha viajado à Líbia ou assinado algum acordo [com Muamar Kadafi]”.
O desafio é do presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, que nesta terça-feira (25/10) acusou as potências ocidentais de terem invadido o país do Norte da África para ‘saquear’ suas reservas de petróleo. 
Ahmadinejad também comparou a execução do ex-líder líbio, que foi morto depois de ter sido capturado pelas forças insurgentes, com o assassinato do terrorista Osama Bin Laden pelas forças especiais dos Estados Unidos, em maio deste ano.
Para o líder iraniano, a ordem para a eliminação de Kadafi, que deve ser submetida a uma investigação internacional a pedido da ONU, partiu do Ocidente. As informações são da agência Reuters.
"Algumas pessoas dizem que mataram este senhor [Kadafi] para garantir que ele não seria capaz de falar qualquer coisa, assim como fizeram com Bin Laden”, disse.
Em um discurso transmitido pela TV iraniana, Ahmadinejad voltou a parabenizar o povo líbio por ter se livrado de um “ditador ilegítimo”, mas advertiu para as segundas intenções estrangeiras.
O presidente iraniano disse que os líderes ocidentais apoiaram Muamar Kadafi enquanto lhes era conveniente e o bombardearam quando não precisavam mais dele.
Ahmadinejad também criticou o Conselho de Segurança da ONU, que classificou como “organização sem honra”, por ter autorizado a intervenção na Líbia. Inicialmente, o órgão autorizou uma zona de exclusão aérea que serviria apenas para proteger a população civil na Líbia.
O que se viu, no entanto, foi a Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte), liderada por França e Reino Unido, auxiliando os rebeldes na derrubada do regime de Kadafi, que governava a Líbia desde 1967.
_________________________________________

7º camponês é morto no Pará


O líder comunitário havia denunciado irregularidades na extração de madeira na região de Itaituba. Foto: Alessandra Serrão/Agência Pará
O Pará registrou neste fim de semana a sétima morte de um líder camponês apenas em 2011.
O maranhaense João Chupel Primo, de 55 anos, foi assassinado com um tiro na cabeça no sábado 22, após denunciar a grilagem de terras e extração ilegal de madeira na Reserva do Riozinho do Anfrizio e na Floresta Nacional Trairão.
O crime ocorreu na oficina mecânica em que Primo trabalhava. Segundo a Comissão Pastoral da Terra (CPT), organização ligada à Igreja Católica, a vítima  registrou diversos Boletins de Ocorrência em delegacias locais alertando sobre ameaças de morte.
O Ministério Público Federal no Pará solicitou à Polícia Federal na segunda-feira 24 a proteção de outros indivíduos que denunciaram recentemente a retirada ilegal de madeira na região.
O coordenador da comunidade católica de Miritituba, em Itaituba, teria reportado as irregularidades também ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO) e à PF, que iniciaram uma operação na região. 
A operação do Instituto recebeu suporte da PF, Guarda Nacional e Exército, porém, a CPT aponta que o desmatamento continuou. De acordo com a pastoral, testemunhas disseram presenciar todas as noites a retirada de 15 a 20 caminhões de madeira da região, que integra o mosaico da Terra do Meio e possui ligação com diversas rodovias federais.
Em nota, a CPT informa que as atividades foram suspensas por falta de segurança, após um soldado do Exército trocar tiros com pessoas em um trilha e ficar perdido na mata por cinco dias. Com o episódio, o Exército retirou-se e a Polícia Militar teria se negado a entrar na operação.
O bispo de Itaituba, Dom Frei Wilmar Santin, acusou o governo local, a PF, o Ibama e o Instituto Chico Mendes de serem responsáveis pelo crime. “Eles não deram continuidade à operação iniciada para coibir essa prática de morte, tanto da vida da Floresta como de pessoas. Desde 2005, mais de 20 pessoas foram assassinadas nessa região”, declarou em nota.
(Informações Carta capital)
_________________________________________

A Globo treme ! PF abre outra investigação sobre Mr. Teixeira.

Mr. Teixeira, did you accept the bribe ?


O Ministério Público Federal em São Paulo pediu a abertura de mais uma investigação contra Ricardo Teixeira, presidente da Confederação Brasileira de Futebol e do Comitê de Organização da Copa 2014. 
O pedido foi enviado à Polícia Federal em setembro e o inquérito que apura crime financeiro e lavagem de dinheiro já está em andamento. 
Agora, são dois inquéritos abertos pela PF para esclarecer se o chefe da CBF  cometeu crime de lavagem de dinheiro. No Rio de Janeiro, por exemplo, o tema central envolve a empresa Sanud, dirigida pelos irmão Teixeira, Ricardo e Guilherme.
Esta empresa aparece na lista de suborno de dirigentes da Fifa, em tramitação na Justiça suíça. O procurador da República, Marcelo Freire, pediu aos policiais federais fluminenses que confrontem a declaração de bens da família de Ricardo Teixeira com o volume de riqueza e movimentação financeira registrados. 
O MPF exige o interrogatório do irmão de Ricardo, Guilherme Teixeira, que responde há dez anos como procurador da Sanud (com sede em paraísos fiscais), no Brasil. 
Em São Paulo o caso parece ser mais complicado, como sugere a reportagem publicada pela Folha, em 24 de setembro deste ano:  Ricardo Teixeira teria comprado um avião que valeria alguns milhões, diretamente da empresa Cessna. Para fechar o negócio, apareceu a empresa Owen Enterprises LLC. A nota de venda assustou os investigadores de São Paulo: traz o valor da aeronave fixado em US$ 1 ou menos de R$ 2. (…)
______________________________________________

De Dilma para Orlando: “Você fica”

De Dilma para Orlando: “Você fica”

EM TELEFONEMA DE MANAUS AO MINISTRO DO ESPORTE, NESTA SEGUNDA, POR VOLTA DAS 17 HORAS, PRESIDENTE SE DECLAROU SATISFEITA COM EXPLICAÇÕES E ALIVIADA POR PM JOÃO DIAS NÃO TER APRESENTADO PROVAS CONTRA ELE; ORLANDO SILVA FICA NO CARGO.


Por volta de 17h00, na linha a partir de Manaus, a presidente Dilma Rousseff telefonou ao ministro do Esporte, Orlando Silva, para informar-lhe que, do ponto de vista dela, a crise que abalou a permanência do ministro no governo está superada. “Você fica”, cravou Dilma, para alívio e satisfação do subordinado. A presidente registrou ter sido informada da ausência da voz do ministro nas 13 mídias que Dias entregou hoje à Polícia Federal, com diálogos dele com assessores do Ministério do Esporte. Como o policial militar prometera dar um “nocaute” no ministro, mas não conseguiu apresentar sequer uma palavra dele de participação direta no suposto esquema de corrupção, a presidente concluiu que Orlando Silva é, neste momento, muito mais vítima do que suspeito de uma situação.
O telefonema da presidente foi interpretado nos meios políticos de Brasília, entre os quais a informação da ligação circulou, como um ponto final na crise. Além do alívio frente a tibieza das novas denúncias, contou também a posição do ex-presidente Luiz Inácio do Lula da Silva, contrário à demissão do ministro.________________________________________

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

O testamento de Kadafi

Hoje, pelas redes sociais líbias de perfil filo-kadafi, começou a circular o testamento que teria sido escrito por Muammar Kadafi  em Sirte, sua terra natal.
O testamento, pelo difundido, foi escrito com Sirte sob bombardeamento coordenado pela Otan.
No documento, cuja autenticidade poderá ser colocada em dúvida, está claro que Kadafi já esperava por um final trágico. Ele pede para ser enterrado com a roupa que usava em combate e o corpo não fosse lavado, a revelar desejo de manter o suor e as manchas das batalhas.
Kadafi faz um especial pedido aos líbios, “para respeitarem a sua identidade e não esquecerem das suas conquistas em favor do povo”. No texto fez questão de ressaltar haver recusado todas as ofertas de exílio político porque quis combater até o fim. Em outras palavras, sua personalidade de mitômano está ali exposta.
No testamento existe uma exortação aos “lealistas”. O ex-tirano pede que todos continuem a lutar contra os agressores estrangeiros.
Enquanto circulava o teor do testamento, a a televisão Al-Ray da Síria noticiou que  Saif al Islam, filho e delfim de Kadafi, escapou de Sirte, Mais ainda, ele estaria pronto a prosseguir na luta do pai. Segundo informes, Said, de 29 anos, estaria escondido em Bani Walid (Líbia) sob proteção tribal ou teria ingressado no Níger.
Kadafi, no testamento,  escreveu que pretendia morrer como um islâmico: “Se vier a ser morto, quero ser sepultado segundo as tradições muçulmanas, no cemitério de Sirte e ao lado da minha família”.
A propósito, o corpo de Kadafi será entregue ao chefe da sua tribo e dos familiares do falecido tirano, segundo deliberou o governo provisório.
Já se sabe que um grupo de 007 britânicos e alemães acompanharam, pela única rota de fuga existente, a movimentação do comboio formado na  tentativa de deslocamento de Kadafi. Um Drone (avião norte-americano sem piloto) e três aviões Mirage (franceses) realizaram os disparos que interromperam o deslocamento do coronel, que foi capturado e depois barbaramente executado.
PANO RÁPIDO. A atuação da Otan-Nato durou, até a morte de Kadafi,  203 dias. Segundo o governo provisório, de fevereiro (início da revolta) até a morte do antigo raís (20 de outubro), foram mortas de 25 mil a 30 mil líbios. No curso da guerra civil morreram dois filhos de Kadafi: Saif al Arab (morto dia 30 de abril por ocasião de bombardeamento da Otan em Trípoli) e Kamis, em 29 de agosto ao sul de Trípoli quando comandava a 32ª Brigada Militar.

Wálter Fanganiello Maierovitch
_______________________________________________

PIG, Agora Sujou: Ex-PM diz não ter provas contra Orlando e Agnelo

Andre Dusek/Agência Estado

O policial militar João Dias Ferreira disse que não possui provas do envolvimento direto do atual ministro do Esporte, Orlando Silva, e de seu antecessor, Agnelo Queiroz, no suposto esquema de desvios de recursos públicos da pasta. O policial militar negou que tenha gravado diálogos de Orlando Silva. "Em nenhuma delas [das gravações] tem a voz do ministro".Ao prestar novo depoimento nesta segunda-feira (24) à Polícia Federal, João Dias levou 13 arquivos de áudio e 4 ofícios emitidos pelo Ministério que, segundo ele, trazem "informações contraditórias" sobre a fiscalização dos repasses de verbas da pasta a entidades conveniadas. Segundo o policial, o material envolveria assessores da cúpula do ministério.
"É natural que a minha defesa se baseie no pessoal com quem eu sempre tive contato, que são o pessoal da fiscalização, técnicos e o pessoal jurídico, coordenadores gerais e o partido", disse Dias, em relação às provas que teria contra integrantes do ministério. 
Por meio de sua assessoria de imprensa, a PF confirmou a apreensão de um aparelho celular onde estão gravadas as conversas e disse que, até o momento, não há comprovação da participação do ministro Orlando Silva no suposto esquema.
Neste fim de semana, reportagem da revista "Veja" transcreveu diálogo, que teria ocorrido em abril de 2008, em que João Dias combina com dois servidores do alto escalão do Ministério do Esporte o envio de um documento à Polícia Militar desmentindo supostas irregularidades na execução de convênios firmados entre a pasta e ONGs controladas pelo policial.
Mais cedo, ao chegar para depor, o policial afirmou que não tinha gravações do próprio ministro, mas sim de assessores ligados a ele.
Em nota divulgada neste sábado (22), o Ministério do Esporte questionou a apresentação da conversa transcrita pela revista "Veja" e diz que pedirá à Polícia Federal para incorporar a gravação à investigação em andamento sobre o suposto esquema de desvio. No texto, a pasta classificou o material como "uma suposta gravação e cita supostos trechos, partes de frases, palavras isoladas, com o intuito claro de induzir os leitores".
_____________________________________________________

Dilma e Nunca Dantes inauguram a maior ponte. Que horror !

Ao lado do ex-presidente Lula, presidenta Dilma inaugura a ponte Rio Negro, em Manaus. Foto: Roberto Stuckert Filho/PR

Saiu no Blog do Planalto: Presidenta inaugura Ponte Rio Negro e assina proposta para prorrogar Zona Franca de Manaus 

A presidenta Dilma Rousseff inaugurou hoje (24) a Ponte Rio Negro, que liga Manaus ao município de Iranduba (AM). Com 3,5 quilômetros de extensão, é a maior ponte estaiada do Brasil em águas fluviais, somando 400 metros os trechos suspensos por cabos. Um multidão enfrentou o calor para participar da cerimônia de inauguração do empreendimento no dia em que a capital amazonense comemorou seus 342 anos. 
“Essa ponte mostra que é possível fazer com que aqui se gere empregos e, ao mesmo tempo, se preserve o meio ambiente”, disse a presidenta Dilma sobre a obra que levou três anos e dez meses para ser concluída, e gerou 3,4 mil empregos diretos. 
O empreendimento começou ainda no governo do ex-presidente Lula, que também participou da inauguração. “Hoje é dia de alegria. Valeu a pena”, afirmou ele. 
Na cerimônia, a presidenta Dilma Rousseff também assinou Proposta de Emenda Constitucional e Projeto de Lei para prorrogar por 50 anos a Zona Franca de Manaus e ampliá-la à Região Metropolitana. Os textos serão enviados ao Congresso Nacional.
“É o reconhecimento da situação do povo do Amazonas e também do que representam a floresta e a biodiversidade, essa imensa riqueza”, ressaltou a presidenta. 
Ponte Rio Negro – Após a cerimônia de inauguração, a presidenta Dilma atravessou, de carro, os 3,5 quilômetros da ponte sobre o Rio Negro. O empreendimento custou R$ 1,099 bilhão, o que inclui obras complementares, como a construção de 7,4 quilômetros de acessos viários do lado de Manaus e de Iranduba, e a implantação dos sistemas de proteção dos pilares contra choque de embarcações, de sinalização náutica e de iluminação da ponte e de seus acessos. 
Do total de recursos aplicados, R$ 586 milhões foram financiados pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e R$ 513 milhões do Governo do Amazonas.