sábado, 29 de outubro de 2011

Correa abandona reunião‎ em protesto ao Banco Mundial

"O que faz nesse encontro uma representante que defende os grandes capitais, os interesses hegemônicos?", questionou
O presidente do Equador, Rafael Correa, retirou-se neste sábado (29/10) do plenário da XXI Cúpula Ibero-Americana durante a exposição da vice-presidente do Banco Mundial, Pamela Cox.
Ao presidente anfitrião do encontro, o paraguaio Fernando Lugo, Correa disse que sua atitude era em repúdio ao fato da instituição financeira ter negado crédito a Quito. "O que faz nesse encontro uma representante que defende os grandes capitais, os interesses hegemônicos?", questionou, acrescentando que o Banco Mundial "chantageou abertamente o meu país".
O mandatário equatoriano ainda afirmou que voltaria à sessão plenária assim que Cox concluísse sua fala e as intervenções dos membros da Cúpula fossem retomadas.
Na abertura oficial do evento, que tem como tema "Transformação do Estado e Desenvolvimento", Lugo pediu "soluções adequadas" para que a crise financeira mundial não afete os países emergentes.
O governante destacou o potencial da América Latina diante das turbulências do atual cenário econômico, lembrando, no entanto, que a região é a "com maior desigualdade e brechas regionais e subregionais".
Ele ainda declarou que é preciso que os Estados garantam os direitos econômicos e sociais, "com trabalho justo, moradia adequada e sem fome".
____________________________________

Nenhum comentário: