segunda-feira, 1 de outubro de 2018

BOEING JÁ TRANSFERE PRODUÇÃO E EMPREGOS DA EMBRAER PARA OS EUA


A Boeing está corre para acelerar a transferência de tecnologia e produção da Embraer para 
seu território; já está em andamento a instalação nos EUA de uma linha de produção do 
cargueiro militar KC-390, uma das obras-primas da aviação mundial; o setor de aviões 
militares não fazia parte do acordo de venda, mas com o governo golpista o país perdeu a 
soberania nacional; com isso, voam para os EUA empregos, produção e tecnologia.

reportagem do jornal Valor destaca que o "relatório recente do Bank of America, assinado por 
Ronald Epstein, um dos mais respeitados analistas do setor aéreo, trazia a informação sobre o plano 
de levar o KC aos EUA. A Embraer não quis comentar. Mas o Valor apurou que, em conversas com 
analistas de ações fora do Brasil, os executivos da Embraer têm falado genericamente sobre essa 
negociação em curso".
Eles ainda ressaltam que "o local da fábrica não está definido, assim como o percentual acionário de 
cada empresa. O que se sabe é que a Embraer será controladora dessa joint venture, com algo em 
torno de 51% do capital, e poderá consolidar os resultados em seu balanço".
Segundo o jornal, "o KC-390 'made in USA' seria apenas montado naquele país, a partir das mesmas 
peças que hoje integram o projeto do cargueiro produzido no Brasil. Com essa americanização do 
produto, abrem-se dois novos mercados para o produto da Embraer: 1) o próprio mercado americano, 
que inclui a força aérea e também outras instâncias como a guarda nacional; 2) nações aliadas dos 
EUA dentro do programa 'Foreign Military Sales' (FMS), que conta com a estrutura diplomática e de 
financiamento do país para comercialização de produtos americanos".
A reportagem ainda destaca que "as peças do KC-390 são fabricadas nas unidades da Embraer de 
Botucatu e Gavião Peixoto, onde fica também a linha de montagem. De acordo com um especialista 
no assunto, uma vez que o negócio saia do papel, é provável que o primeiro cargueiro deixe a fábrica 
americana depois de três anos, aproximadamente".
O KC-390 iria ser 'estreado' este ano, mas houve imprevistos: "a primeira entrega de um KC-390, 
para a Força Aérea Brasileira, estava prevista para este ano, mas foi adiada para 2019. Em maio, 
durante testes em terra, a aeronave saiu da pista e foi danificada".

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