quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

SEM MEDO DO RIDICULO MORO MANTÉM D. MARISA NO BANCOS DOS REUS E A INTIMA PARA DEPOR DURANTE SUA MISSA DO 7 DIA


Patricia Faermann

Jornal GGN - Após negar o pedido de defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para adiar as audiências de testemunha do processo do triplex do Guarujá, a Justiça Federal de Curitiba ainda intimou a ex-primeira-dama Marisa Letícia, que faleceu na última sexta-feira (03).
Em despacho publicado nesta quarta-feira (08), o juiz da Lava Jato, Sérgio Moro, negou uma solicitação dos advogados de Lula para adiar as audiências, que começam nesta quinta (09), uma vez que o ex-presidente não conseguia se encontrar com a defesa, diante dos "motivos pessoais relevantes", trâmites com a morte de sua esposa.
Ainda, esta quinta, data anteriormente já agendada por Moro para ter início às audiências, coincide com a missa de sétimo dia de dona Marisa. Os advogados Roberto Teixeira, Cristiano Zanin Martins, José Roberto Batochio e Juarez Cirino dos Santos alertaram para a impossibilidade de o réu, Lula, se preparar "adequadamente para tais audiências".
A resposta do juiz Sergio Moro foi que a morte de dona Marisa não justificava a falta de preparo prévio da defesa de Lula: "O ex-Presidente foi dispensado de comparecer nas audiências de oitiva de testemunhas e, de fato, não tem comparecido. Agregue-se que, tendo as testemunhas sido arroladas na respostas preliminar em 10/10/2016, é de se concluir a Defesa já teve suficiente para se preparar previamente para as inquirições em questão".
Além disso, quando anunciada a morte cerebral da ex-primeira-dama, os advogados emitiram comunicando alertando que, com o falecimento, os processos relacionados a ela estavam extintos, automaticamente a retirando do banco de réus da Lava Jato.
"D. Marisa não poderá, lamentavelmente, ver triunfar o reconhecimento de sua inocência por um juiz imparcial. A consequência jurídica do seu falecimento nesta data (03.02.2017) será a extinção, em relação a ela, das duas ações penais propostas – de forma irresponsável – pelo Ministério Público Federal", publicou a defesa.
Mas o sistema da Justiça Federal do Paraná não assim o fez. A manteve na lista de réus dos processos relacionados ao triplex do Guarujá:



Além disso, também na data de ontem, o sistema do Tribunal Regional Federal da 4a Região informou que, assim como o ex-presidente Lula, o presidente do Instituto Lula, Paulo Tarciso Okamotto, o presidente da OAS, Léo Pinheiro, e demais investigados e réus, dona Marisa Letícia estava intimida para as audiências que começam nesta quinta (09).


Segundo o advogado, a nova etapa que começa hoje novamente irá "reafirmar a inocência" de Lula e Marisa Letícia. "Não há mais como negar que Lula é vítima de lawfare. Ele está sofrendo uma intensa perseguição política, por meio do uso indevido das leis e dos procedimentos jurídicos. O caso de Lula é um dos maiores exemplos de lawfare no mundo", disse.
"É muito importante que a sociedade acompanhe cada passo deste processo e possa constatar a falta de legitimidade que o caracteriza. Além da completa ausência de materialidade nas acusações contra Lula. Reafirmamos o compromisso de lutar por uma justiça imparcial, base do estado democrático de direito", destacou.


Nenhum comentário: