sexta-feira, 28 de agosto de 2015

LULA, MUJICA E HADDAD DEBATEM FUTURO DAS CIDADES


Seminário internacional, realizado em São Benardo do Campo (SP), discute a participação 
direta da população nas gestões públicas; prefeito da capital paulista, Fernando Haddad, 
participa nesta sexta-feira; ex-presidentes Lula e José Mujica, do Uruguai, fecham o evento, 
neste sábado.

Por Júnior Carvalho, do ABCD Maior

São Bernardo sedia nesta sexta-feira 28 e sábado 29, no Centro de Formação dos Profissionais da Educação (Cenforpe), seminário internacional que debate a participação direta da população nas gestões das cidades. Em tempos de cobranças por parte da população, que exige maior transparência do poder público, o evento buscará caminhos para a democratização da sociedade, a transformação dos núcleos urbanos e também de suas periferias, segundo nota dos organizadores.
Intitulado como "Participação Cidadã, Gestão Democrática e as Cidades no século 21", o seminário foi organizado pela Prefeitura de São Bernardo e terá a participação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e de José Mujica, que governou o Uruguai. Ambos participarão do debate no sábado (28) sobre gestão democrática na América Latina.
O prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), estará presente em debate nesta sexta. Além de figuras políticas, contribuirão para a discussão nomes técnicos como o especialista em Planejamento e Governança Urbana Yves Cabannes, da University College, de Londres, que elogiou dispositivos de planejamento urbano adotados em São Bernardo, como o Orçamento Participativo (OP), o Plano Diretor, e o Plano Plurianual (PPA) Participativo.
"Vi ousadia nessas propostas. Os investimentos feitos pela cidade permitiram articulação com temas como a Educação, a Saúde, o comércio, a arte e o desenvolvimento", ressaltou, em entrevista ao ABCD MAIOR, Yves Cabannes.
O secretário de Serviços Urbanos da cidade, Tarcísio Secoli, mediará a primeira rodada de conversa, agendada para às 14h. O encontro será aberto pelo prefeito Luiz Marinho (PT). Também participarão o governador da província argentina de Santa Fé, Antonio Bonfatti, e o ministro da Sáude, Arthur Chioro.
_______________________________________________________

Nenhum comentário: