segunda-feira, 30 de março de 2015

Bolívia: partido de Evo Morales conquista maioria das regiões


Boliviana escolhe candidatos nas eleições municipais bolivianas: resultado oficial sairá na 
próxima semana. 

O MAS (Movimento ao Socialismo), partido do presidente da Bolívia, Evo Morales, perdeu influência em importantes cidades do país nas eleições de domingo (29/03). Contudo, a legenda conseguiu obter predomínio em quatro de nove regiões, tendo a possibilidade de expandir para seis, já que seus candidatos apresentam vantagem no segundo turno em Chuquisaca e Beni. A oposição conseguiu três estados.
Uma das principais perdas para o MAS (Movimento ao Socialismo) foi em cidades-chave como El Alto, de maioria aimará, povo de mesma origem de Morales e considerada um bastião do governo. Outro município perdido é Cochabamba, local onde o chefe de Estado boliviano que despontou sua carreira política nos anos 1990 como líder sindical e cocaleiro.
Em entrevista coletiva à imprensa, o vice-presidente boliviano, Álvaro García Linera, atribuiu os resultados à "fraqueza" da formação de lideranças locais de seu partido, em comparação com os resultados da eleição presidencial de meados de outubro de 2014, quando Morales conquistou terceiro mandato com mais de 60% dos votos.
Com os resultados, a perda da influência do MAS dá vantagem para o crescimento de outros partidos, como o de centro-esquerda opositor Sol (Soberania e Liberdade), que também obteve regiões importantes como La Paz. Já em Santa Cruz, o partido de direita Unidade Democrata Social tem 59,9% dos votos.
Os dados divulgados nesta manhã fazem parte de pesquisas elaboradas pela Ipsos e Equipes Mori para os canais de televisão ATB e Unitel. De acordo com a ABI (Agência Boliviana de Informação), o Tribunal Supremo Eleitoral emitirá os resultados oficiais a partir da próxima semana.
Ontem, os bolivianos foram às urnas eleger nove governadores, oito sub-governadores, um vice-governador e 339 prefeitos, entre outros cargos públicos.
______________________________________________

Nenhum comentário: