quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Síria completa processo de destruição de seu arsenal químico, afirma Opaq


Soldados sírios empunham bandeira: país destruiu seu arsenal químico após crise com EUA

A Síria completou o conforme o cronograma apresentado na semana passada o processo de destruição de seu arsenal químico, informou nesta quinta-feira (31/10) a Opaq (Organização para a Proibição de Armas Químicas), vencedora do Prêmio Nobel da Paz e responsável por inspecionar o processo de desarmamento.
"A Síria cumpriu a data limite fixada pelo Conselho Executivo da Opaq para completar a destruição da produção de armas químicas, e mistura e preenchimento de equipamentos", assinalou a organização em comunicado.
A Opaq, delegada pela ONU para missão na Síria, confirmou que suas equipes inspecionaram 21 dos 23 locais de armazenamento militar. Os outros dois eram "perigosos demais para serem inspecionados", diz a entidade, mas equipamentos químicos "já foram removidos para outros locais onde tiveram acompanhamento de especialistas".
"A Opaq está satisfeita de ter verificado, e ter visto destruídos, equipamentos de todos os 23 locais importantes de produção/mistura/preenchimento declarados", disse o documento.
A Síria entregou no último domingo a declaração inicial formal do seu programa de armas químicas. O anúncio propicia "a base sobre a qual serão concebidos os planos para uma destruição sistemática, total e verificada das armas declaradas e de instalações de produção", diz a Opaq. As declarações sírias são confidenciais. Não são conhecidos detalhes do programa nuclear.
_____________________________________________________

Nenhum comentário: