sexta-feira, 28 de maio de 2010

“A responsabilidade é do partido que fez o programa”, diz Serra

José Serra jogou para o DEM toda a culpa sobre o programa partidário que o Democratas levou ao ar, ontem. Em entrevista ao radialista Geraldo Freire, agora há pouco, Serra disse que “a responsabilidade é do partido que fez o programa”, esquivando-se da ilegalidade de ter aparecido na propaganda alheia.
Não sei a vocês, mas a mim incomodou demais esse cinismo descarado de Serra.
Ora, ele poderia ter dito que a oposição tomou a decisão política de utilizar esse filé no horário nobre da TV, mesmo sabendo as consequências disso frente à Justiça Eleitoral. Poderia dizer que foi a única saída para equilibrar o jogo frente à campanha antecipada que a adversária Dilma Roussef (PT) faz sob as asas da presidência da República.
Eleição é filme sem mocinho. Não é com pouca frequência que o comando de uma campanha decide levar ao ar determinado tema, sabendo que será punido pela Justiça Eleitoral. É uma questão de pesar os prós e contras, a relação custo benefício. É o mesmo que um técnico mandar um jogador forçar seu terceiro cartão amarelo para cumprir a suspensão numa partida fácil e retornar para outra mais difícil em seguida.
Mas uma coisa é fazer e assumir a punição e a culpa com honestidade. Outra coisa é reagir com cinismo.
____________________

Nenhum comentário: