segunda-feira, 18 de maio de 2009

REDE MOCORONGA DO PROJETO SAÚDE E ALEGRIA GANHA PRÉMIO

A Rede Mocoronga de Comunicação Popular, iniciativa do Projeto Saúde & Alegria, é uma das 78 experiências de comunicação premiadas como Pontos de Mídia Livre pelo Ministério da Cultura, entre mais de 400 iniciativas inscritas em todo o Brasil com propostas inovadoras e que refletem a evolução da comunicação livre no país.

Blog do Jeso | Fábio Pena | PSAA Rede Mocoronga capacita jovens como repórteres comunitários através de oficinas de educomunicação, para a produção de programas de rádio, vídeos, jornais locais e conteúdos para internet.

Eles alimentam a circulação de informações e campanhas educativas, difundindo a voz, a realidade e a cultura regional da população para a população, e ajudam na difusão de temas da região para o resto do país.

Atualmente cerca de 34 comunidades ribeirinhas dos Municípios de Santarém e Belterra e 300 adolescentes e jovens participam da iniciativa.

- Mais do que um reconhecimento, o prêmio aponta para o potencial que os meios de comunicação alternativos, fora dos padrões da grande mídia, podem contribuir com o desenvolvimento das comunidades da Amazônia, muitas vezes isoladas, que com a rede mocoronga ganham uma importante possibilidade de se comunicar com o mundo - avalia Fábio Pena (foto), coordenador de Educação, Cultura e Comunicação do Saúde & Alegria.

O Blog da Amazônia Oriental, tocado pela jornalista Juliane Oliveira, foi outra iniciativa classificada pelo Ministério da Cultura.

Nenhum comentário: