terça-feira, 30 de setembro de 2008

PARÁ EM PENÚLTIMO NA INCLUSÃO DIGITAL

Paulo Lima, do Projeto Saúde & Alegria com o Presidente Lula.

Em reunião realizada em Brasília, semana passada, foram apresentados dados da pesquisa sobre telecentros comunitários do Observatório Nacional de Inclusão Digital (www.onid.org.br).
Telecentros são pontos de acesso e formação para uso das tecnologias de informação e comunicação públicos e gratuitos.
O presidente Lula convidou alguns representantes de organizações da sociedade civil com trabalhos reconhecidos no campo da inclusão digital para apresentar contribuições para uma proposta de política pública para implementação desta estratégia de inclusão digital.
O governo estuda a implementação de novos três mil telecentros em 2009 e dois mil em 2010, além dos telecentros planejados com as prefeituras e laboratórios de informática conectados à internet através dos Ministérios da Comunicação e Educação.
A Amazônia foi tema de grande importância no debate pois é a região do país onde os problemas de infra-estrutura, acesso a rede e presença de telecentros comunitários é o mais precário.
O Pará tem a segunda pior proporção de telecentros por milhão de habitante, ficando atrás apenas do Estado de Sergipe. No Pará são 11,3 telecentros por cada milhão de habitantes, como indica a pesquisa realizada pela IPSO.

Nenhum comentário: