quarta-feira, 17 de setembro de 2008

BUSH: MISSÃO CUMPRIDA

Depois de ter precipitado os Estados Unidos em guerras pelo mundo afora, atazanado a vida de milhões de pessoas, e ter levado a humanidade ao ódio perpetuo dos americanos,
J.W.Bush está terminando seu ultimo mandato de Presidente quebrando a economia de seu Pais.
Missão cumprida!!!

Por Luis Carlos Azenha


Fiquem tranqüilos, que o ex-governador do Texas será sucedido pela governadora do Alasca.
Quem sabe Sarah Palin dará conta de enfrentar a maior crise do capitalismo desde a Grande Depressão propondo... mais do mesmo: corte de impostos para os mais ricos, que assim investirão mais na economia, que assim crescerá de forma espetacular, fazendo com que o copo transborde e espalhe a bonança.
Assim funciona a trickle down economics de Ronald Reagan, que foi recauchutada por George W. Bush e fez grande sucesso com a turma da Miriam Leitão.
A mão invisível do mercado, aquela que a tudo regula, pelo jeito saiu de férias. Assistimos ontem a mais uma gigantesca intervenção do governo dos Estados Unidos para socializar os prejuízos de algumas empresas de Wall Street. A crise chegará ao Brasil? Tudo indica que sim, que haverá uma grande retração da economia mundial.
Entre ontem e hoje mais de 80 mil empregos evaporaram em Manhattan. Se as demissões não foram anunciadas ainda é só uma questão de tempo.
A mídia brasileira ainda não se deu conta. Vai levar umas 24 horas para entender o que está acontecendo. Afinal, é a mesma mídia que levou seis anos para descobrir que o Bolsa Família ajudava a economia brasileira ao distribuir renda.
É a mesma mídia que acredita que é melhor para o Brasil apoiar a elite racista e fascista da Bolívia -- e não um governo que quer distribuir renda na Bolívia e criar mais alguns milhões de consumidores na vizinhança, o que acaba tendo impacto positivo para a própria economia brasileira.
Cegueira ideológica é isso aí: os capitalistas brasileiros -- ou os que escrevem em nome deles -- dão tiro no próprio pé, ainda que para isso tenham que se aliar com racistas e fascistas.
Os comentaristas dos sites de economia dos Estados Unidos se perguntam, nas últimas horas: como é que essa crise de Wall Street parece não ter tido, até agora, impacto eleitoral? Eu não sei a resposta.
Acho que os estadunidenses são, em sua grande maioria, despolitizados. São bombardeados de tal forma pela propaganda televisiva que passaram a acreditar nas fábulas apresentadas como Jornalismo. Não conseguem mais estabelecer uma relação de causa e consequência. Abandonaram o pensamento crítico.
Antes que vocês comemorem a decadência do império, lembrem-se que não estamos muito atrás.
Li que um juiz brasileiro notou que de "país da impunidade" de repente o Brasil se tornou um "estado policial", coincidindo com a prisão do banqueiro Daniel Dantas. Ele se perguntou: será que eu dormi e perdi essa transformação?
A minha sensação é a mesma. Jamais imaginei que veria um cineasta educado como o Arnaldo Jabor fazendo coro com a elite racista e fascista da Bolívia. Vai ver que eu andei dormindo demais.

Nenhum comentário: