sexta-feira, 25 de abril de 2008

O FATO POLÍTICO DA SEMANA

No há duvida que a aliança entre os Democratas e o PMDB em torno da candidatura do prefeito Gilberto Kassab (DEM) à reeleição em São Paulo foi o destaque político desta semana..
Os veículos oficiais do serrismo já comemoram a vitória do governador paulista nas articulações para 2010. Ele teria dado, na versão de alguns colunistas do tucanato paulista, uma rasteira tanto nas ambições presidenciais de Aécio Neves como na candidatura a prefeito de Alckmin.
Porém, em política, dois e dois não são quatro.
O acordo Serra, DEM e Quércia pode implodir se Aécio perceber que ficou sem chão no PSDB.
Ele pode iniciar sua mudança para o PMDB a partir do início do ano que vem. E aí, Quércia ficaria sem Serra e sua candidatura ao Senado faria água antes mesmo de ser lançada.
Mesmo perdendo as eleições para prefeito, Alckmin pode mudar para o PTB e empurrar o partido para a canoa de Aécio, abrindo um novo fronte para a candidatura do mineiro no estado de São Paulo.
Alem do mais, será que Lula vai ficar apenas olhando o jogo de Serra sem mexer suas peças? Deputados e vereadores de São Paulo foram à Brasília dizer a Marta que a querem candidata em São Paulo e logo depois foram conversar com o assessor mais próximo de Lula e ouviram dele que o presidente vai entrar no assunto.
Aliás, Marta só espera uma audiência com Lula para anunciar sua candidatura. No dia seguinte a esse encontro ela desembarca em São Paulo e parte para a disputa.
Cada vez mais o quadro político de São Paulo parece se embaralhar, e o jogo de 2010 está comecando a ser construído somente agora.
Arriscar palpites nesse momento está mais para torcida do que análise séria.

Nenhum comentário: