Barack Obama, venceu o cáucus do Havaí, sua décima vitória consecutiva nas primárias, e ampliou sua vantagem sobre Hillary Clinton.
Na primária de Wisconsin, onde também venceu, Obama conquistou votos entre mulheres brancas e operários, eleitorado normalmente fiel a outra pré-candidata do partido.
"Estamos gastando 9 bilhões de dólares por mês no Iraque. Podemos usar esse dinheiro para construir estradas, pontes, hospitais e escolas", ele afirmou. "Vou redescobrir o poder de nossa diplomacia", disse Obama sobre sua proposta de política externa. "Vou fechar Guantanamo, restaurar o habeas corpus e acabar com a tortura", acrescentou.
Washington se tornou um "cemitério de idéias", disse Obama em seu discurso de vitória. A vitória em Wisconsin é significativa porque 88% dos eleitores democratas que votaram nas prévias eram brancos. Diante de cerca de 20 mil pessoas em Houston, no Texas, ele prometeu acabar com a exportação de empregos dos Estados Unidos. O público se levantou quando Obama prometeu acabar com a ocupação do Iraque. O senador usa um bracelete que recebeu da mãe de um soldado de 20 anos que morreu na guerra. Se vencer no Texas ou Ohio no dia 4 de março Obama dará um golpe mortal na candidatura de Hillary Clinton.
Nenhum comentário:
Postar um comentário