Nenhum município acreano, no entanto, está na lista dos 36 maiores "devastadores", divulgada pelo governo federal.
Liderando a lista dos desmatadores está Rondônia, que abriu 0,2243% de seu território em novas clareiras, segundo o Inpe. O segundo colocado é Mato Grosso, com 0,1977% - e que foi o recordista em área absoluta, tendo desmatado 1.786 km².
A lista de municípios recordistas de desmatamento contém 19 cidades do Mato Grosso, 12 do Pará, 4 de Rondônia e 1 do Amazonas.
No entanto, alguns municípios do Acre, desmataram tanto quanto - ou mais - que os de Estados constantes na lista. Em Acrelândia, por exemplo, o Inpe relaciona 19 desmatamentos detectados entre agosto e dezembro de 2007. Senador Guiomard, no leste do Estado, teve 18 novos focos. Cotriguaçu (MT) e Aripuanã (MT), que estão na lista dos 36 "campeões" do governo federal, tiveram detectados 18 e 14 focos de desmatamento, respectivamente, pelo Inpe.
O ministério do Meio Ambiente, por meio da assessoria de imprensa, informa que a relação dos municípios não leva em consideração a proporção territorial do Estado, apenas a extensão das áreas desmatadas.
O Acre é o Estado que elegeu a senadora Marina Silva (PT), hoje ministra do Meio Ambiente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário