segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

O Acre é o terceiro que mais desmata, mas ninguém fala nada

O Acre é o terceiro Estado brasileiro dentro da Amazônia Legal que, proporcionalmente a seu tamanho, mais desmata no País. Os dados divulgados na semana passada pelo Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), no último semestre de 2007, revelam que os desmatamentos no Estado chegaram a 78 km², o que corresponde a 0,051% de seu território.
Nenhum município acreano, no entanto, está na lista dos 36 maiores "devastadores", divulgada pelo governo federal.
Liderando a lista dos desmatadores está Rondônia, que abriu 0,2243% de seu território em novas clareiras, segundo o Inpe. O segundo colocado é Mato Grosso, com 0,1977% - e que foi o recordista em área absoluta, tendo desmatado 1.786 km².
A lista de municípios recordistas de desmatamento contém 19 cidades do Mato Grosso, 12 do Pará, 4 de Rondônia e 1 do Amazonas.
No entanto, alguns municípios do Acre, desmataram tanto quanto - ou mais - que os de Estados constantes na lista. Em Acrelândia, por exemplo, o Inpe relaciona 19 desmatamentos detectados entre agosto e dezembro de 2007. Senador Guiomard, no leste do Estado, teve 18 novos focos. Cotriguaçu (MT) e Aripuanã (MT), que estão na lista dos 36 "campeões" do governo federal, tiveram detectados 18 e 14 focos de desmatamento, respectivamente, pelo Inpe.
O ministério do Meio Ambiente, por meio da assessoria de imprensa, informa que a relação dos municípios não leva em consideração a proporção territorial do Estado, apenas a extensão das áreas desmatadas.
O Acre é o Estado que elegeu a senadora Marina Silva (PT), hoje ministra do Meio Ambiente.

Nenhum comentário: