sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

AMAZÔNIA E DESMATAMENTO

Deu no Blog do Nassif

Seria interessante abrir um debate sobre a influência do desmatamento na Amazônia sobre o mercado para as commodities agrícolas brasileiras. O que acontece na Amazônia é cada vez mais observado no exterior e o Brasil não pode ignorar os desdobramentos políticos e econômicos cada vez mais importantes dessa questão. Grandes cérebros com visão macroeconômica como José Goldemberg e Rubens Ricupero vem alertando que a posição do Brasil em questões ambientais é vista como medíocre ou ruim, a credibilidade do Governo brasileiro está caindo e o Brasil é visto hoje como parceiro da China, o maior vilão ambiental do planeta, nos fóruns internacionais.

O Governo do PT tem uma posição dúbia no desmatamento da Amazônia, de um lado faz um marketing de defesa da floresta e de outro tem apoiado de forma intensiva a banda podre do agro negocio, exatamente a que desmata. Aliados do PT como os Maggi e os donos de frigoríficos e das grandes boiadas, os madeireiros, tem recebido enorme apoio financeiro dos bancos oficiais, sendo hoje os frigoríficos os maiores tomadores de empréstimos do BNDES.

Quando abre um frigorífico na borda da floresta amazônica, financiado pelo BNDES, está se estimulando diretamente o desmatamento para criar gado na região. Não adianta depois vir com medidas de policia se se cria demanda nova para gado na região amazônica. Muita gente já percebeu isso e Ricupero define claramente que o Governo Lula fez uma opção clara pela expansão da fronteira agrícola à custa da Amazônia.

André Araújo

Nenhum comentário: