quinta-feira, 11 de outubro de 2007

O Escândalo das Concessões Rodoviárias na Era FHC

Já era hora. O TCU foi acionado por um dos seus componentes e vai investigar as elevadíssimas tarifas dos pedágios das concessões do governo FHC. As palavras do ministro do TCU, Ubiratan Aguiar, não deixam dúvidas: "lucros extraordinários". Ele compara a rentabilidade dos contratos com o governo Lula - 8,95%, com as do tucano FHC - entre 17% e 24%. Uum escândalo! Sem esquecer as tarifas altíssimas em São Paulo.

Mas não basta reexaminar os contratos e, refazê-los com tarifas médias iguais às do leilão dos 7 novos trechos concedidos. É preciso investigar quem se beneficiou desses contratos superfaturados, já que o próprio TCU avalia que o Brasil economizará 19,6 bilhões de reais nos próximos 25 anos com a nova sistemática de preços estabelecidas pelo governo Lula. Seja pela opção do preço mínimo, seja pela atuação do próprio TCU que exigiu tarifas menores.

Agora, é esperar que os contratos sejam renegociados e que os responsáveis por esse verdadeiro assalto aos usuários das estradas e aos cofres públicos, sim porque as concessões são públicas, sejam punidos. Os usuários pagam por um serviço público concedido a particulares, como se fosse um imposto a mais. E é preciso que se aponte os responsáveis e se descubra quem se beneficiou com essa verdadeira máquina de fazer dinheiro às custas do país.

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