sexta-feira, 26 de outubro de 2007

MUDANÇAS CLIMATICAS E AMAZÔNIA

O maior fator de emissão de carbono no Brasil são as queimadas na Amazônia. No ano passado houve redução, mas em função do queda dos preços da soja. Em 2008 haverá soja em alta, seca e eleições.
Para a MInistra do Meio Ambiente, Marina Silva, 2008 será o ano que marcará definitivamente o compromisso (ou não) do país com a preservação do meio ambiente.

O vice-presidente do Painel Intergovernamental sobre Mudança do Clima (IPCC) o cingalês Mohan Munasinghe defende que a negociação do novo protocolo Kyoto seja feita de forma globalizada e é contra a atuação de um país em separado ou em bloco. "Há países ou grupos que podem ter mais influência que outros", disse.
Munasinghe defendeu o estabelecimento de metas para redução e mitigação de emissão de gases pelos países ricos e pelos em desenvolvimento.
A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, disse que a posição brasileira sobre a fixação de metas na reunião de Bali está em discussão interna no governo, mas prefere definir "compromissos" no lugar de "metas" para diminuir o desmatamento.
Ela citou que o desmatamento na Amazônia caiu 30% em 2007, segundo estimativa do governo. Nos últimos três anos, a queda do desmatamento acumulou 65%, o equivalente a 500 mil toneladas de emissoes de carbono. "Isso representa 20% do que teria que ser reduzido pelos países ricos no mesmo período", disse a ministra.
A ministra, contudo, disse que 2008 será um ano atípico, pois concentrará ano eleitoral, seca e reaquecimento do preço das commodities. "Estamos trabalhando para que em 2008 não aconteça um retrocesso", afirmou.

Nenhum comentário: