quinta-feira, 26 de dezembro de 2019

Após depor contra brigadistas, militar diz que suspeita foi ‘em tom de brincadeira’

Esse é o "BRINCADEIRA JEAN" o autor de 
um dos seis depoimentos que baseiam o 
indiciamento dos brigadistas voluntários de 
Alter do Chão (PA) pelos incêndios na região 
disse que a suspeita relatada à Polícia Civil 
do Pará e revelada pelo blog foi dita 
originalmente ‘em tom de brincadeira’.
“Eu disse que a gente estava lá conversando 
entre nós e surgiu essa conversa lá no meio do 
pessoal: ‘será que não foram esses caras que 
tocaram fogo aí?’. E foi até em tom de 
brincadeira que todo mundo estava, num 
momento de descontração”, disse Jean Carlos 
Leitão, militar da reserva e membro da Ares 
(Associação dos Reservistas de Santarém).
A declaração foi ao ar na manhã desta quinta-
feira (26) em uma entrevista ao programa Cartas 
na Mesa, da rádio Guarany FM, de Santarém 
(PA). Nela, Leitão também nega ter acusado os 
brigadistas de crime.
“Não tenho envolvimento algum nessa questão de afirmar, até porque eu não vi. O que eu não 
vejo, eu não tenho como afirmar nada em relação a isso”, ele conclui.
Questionado pela rádio se ele acredita que os brigadistas tenham cometido o crime, Leitão 
respondeu: “eu não sei, não tenho absolutamente ideia, entendeu? Se foi criminoso ou não foi 
criminoso”.
“Inclusive no meu depoimento deixo isso claro”, disse Leitão à rádio. No entanto, o registro de seu 
depoimento, acessado pelo blog, traz uma série de suspeitas sobre a atuação dos brigadistas, sem 
nenhuma ressalva.
Confira o registro do depoimento na imagem abaixo.


Depoimento prestado por Jean Carlos Leitão à Polícia Civil do Pará no caso que investiga brigadistas 
por incêndio na APA Alter do Chão. (Foto: Reprodução) 
“Eu fui depor porque a Polícia Civil veio aqui atrás de mim”, disse Leitão à rádio local.
O depoimento dele, de mais três pessoas ligadas à Ares e ainda de dois caseiros são listados como de 
‘extrema relevância’ para “inferir que a responsabilidade da ocorrência de focos de incêndio na APA 
de Alter do Chão encontra esteio na atuação de integrantes da Brigada de Alter do Chão”, segundo o 
relatório de conclusão do inquérito da Polícia Civil do Pará.

Conhecido como o "Antropelego" dos 
Ruralistas, Edward Luz foi Expulso da 
Associação Brasileira de Antropologia em 
2013.
ONGs
Leitão, que também é presidente do ICPET 
(Instituto Cidadão Pró Estado do Tapajós), nega 
ser contrário à atuação das ONGs – “respeito 
muito e até ajudo algumas”. Ele atribuiu à 
polarização uma possível confusão entre seu 
depoimento e sua posição política. “Fui jogado 
no meio desse temporal aí”, disse na entrevista à 
rádio.
No entanto, ele defendeu sua relação com um 
inimigo famoso de ONGs ambientalistas e 
comunidades indígenas na região, Edward Luz, 
que atua como assessor parlamentar do ICPET.
Em sua página na internet, Luz comentou sobre 
o indiciamento dos brigadistas em um texto sob 
o título “Boas notícias para o Brasil que ajudam 
a desintoxicar a Amazônia e o oeste do Pará 
infestado de militantes esquerdistas”.
“A gente aceita ajuda dele como aceita de qualquer outra pessoa”, defendeu Leitão.

Nenhum comentário: