quarta-feira, 23 de janeiro de 2019

“BOLSONARO ME DÁ MEDO”, DIZ PREMIO NOBEL DE ECONOMIA


Em reportagem publicada por Daniel Rittner, do jornal Valor, o economista Robert Shiller, 
Premio Nobel de 2013, disse “ter medo” de Bolsonaro e prometeu “ficar longe do Brasil”. 
Shiller comparou Bolsonaro a Trump e ao presidente húngaro Victor Orbán, um dos líderes da 
extrema direita europeia. Leia a íntegra da reportagem:
DAVOS, SUÍÇA – “Ele me dá medo”, disse o economista Robert Shiller, vencedor do Prêmio Nobel 
em 2013, ao sair da sessão plenária em que o presidente Jair Bolsonaro apresentou as ideias do novo 
governo brasileiro em Davos. “O Brasil é um grande país e merece alguém melhor”, afirmou.
Foi assim, sorrindo e conversando com algumas pessoas à sua volta, que o economista americano 
definia sua percepção sobre Bolsonaro. “Ele me dá medo”, repetiu. “Eu terei que ficar longe do 
Brasil”.
Questionado pelo Valor se o discurso do presidente não havia lhe deixado uma boa impressão, ele até 
contemporizou: “O discurso foi uma bênção”. Mas em seguida, antes de o repórter fazer qualquer 
outra perguntou, emendou: “O discurso de [Donald] Trump no ano passado também foi…”
Trump, segundo lembrou o Nobel de Economia, demonstrou sobriedade e disse que os Estados 
Unidos precisavam dos investidores em Davos para crescer mais. “Eu estive em um discurso de 
Victor Orban [presidente da Hungria], ele parece razoável e moderado também”, terminou, sem 
completar. De perfil conservador, Orban é um dos representantes mais ativos da direita europeia.

Nenhum comentário: