sábado, 20 de maio de 2017

Dr. Nélio Aguiar decreta luto de 3 dias pela morte de Dica Frazão


Nélio Aguiar decretou luto de 3 dias, a partir de hoje, em Santarém por Dica Frazão

O prefeito de Santarém, Nélio Aguiar (DEM), decretou luto de 3 dias no município pela morte da artesão e estilista Dica Frazão.
 “Dica Frazão nos deixa, mas permanecerá na memória dos admiradores, amigos e familiares”, diz o prefeito na nota. “O seu exemplo de valorização regional será sempre uma inspiração”. diz a nota da prefeitura.
Nota de Pesar: morte da artesã Dica Frazão
É com grande pesar que a Prefeitura de Santarém informa que nosso município perdeu nesta sexta-feira, 19 de maio, uma de suas ilustres cidadãs. A artesã, modista e estilista Raimunda Rodrigues Frazão, a “Dica Frazão”, de 96 anos.
Idealizadora e responsável pela manutenção do Museu de Arte Dica Frazão, que funciona em Santarém desde 1999, dona Dica criava peças únicas utilizando matérias-primas extraídas da flora amazônica.
Dica Frazão já foi destaque nacional e internacional e recebeu visitas ilustres em seu Museu, como o ex Presidente da República Juscelino Kubitschek, para quem a artesã confeccionou a primeira toalha de raiz do patichouli.
A sua trajetória foi marcada pela contribuição na cultura e turismo santareno.
Dica Frazão nos deixa, mas permanecerá na memória dos admiradores, amigos e familiares. O seu exemplo de valorização Regional será sempre uma inspiração.
Considerando ainda a necessidade de expressar profundo pesar pela perda, o prefeito de Santarém Nélio Aguiar decretou luto oficial de 3 (três) dias no Município de Santarém, a partir da presente data.
Aos familiares e amigos a Prefeitura de Santarém manifesta condolências nesse momento de profunda tristeza e se une em preces de esperança e saudade.

Dica Frazão tinha 96 anos e estava hospitalizada há dias. Seu corpo será velado na igreja da matriz de N. S. da Conceição, em Santarém, onde ela chegou aos 22 anos e iniciou a sua obra artística. O enterro dela está previsto para Hoje, no cemitério N. S. dos Mártires.
RAINHA DA BÉLGICA

Dica Frazão morava em um casarão na rua Floriano Peixoto, no centro da cidade, que virou ponto turísticos e foi transformado em museu particular em 1999. É lá que funcionava seu ateliê.
Suas criações ganharam o mundo. Peças suas foram presenteadas à rainha Fabíola, da Bélgica, ao Papa João Paulo II, ao presidente Juscelino Kubitschek, entre outros.
Emissoras de TV, rádios, revistas jornais, sites, blogs do Brasil e exterior a retrataram em diferentes épocas.
Assista a 3 reportagens sobre a artesã.
– Matéria 1 – Quadro ‘Me Leva Brasil’, do Fantástico/Rede Globo.
– Matéria 2 – Record News/Santarém, pelo jornalista Fábio Barbosa.
– Matéria 3 – Documentário de Humberto Souza, em parceria com Thiago Guimarães (Unique Produtora).
___________________________________

Nenhum comentário: