sexta-feira, 7 de abril de 2017

EQUADOR: O PROGRESSISMO AVANÇA


É inevitável fazer a comparação entre a atitude do banqueiro Guillermo Lasso e a atitude 
do playboy mineiro Aécio Neves, derrotado por Dilma em 2014.
Por Eric Nepomuceno
Pois é, o Equador tem novo presidente. Lenin Moreno, ex-ministro, candidato do atual presidente Rafael Correa ganhou. E o perdedor, um banqueiro chamado Guillermo Lasso fez o que a direita sempre faz quando perde uma eleição democrática: apelou para o Consejo Nacional Electoral, uma espécie de TSE equatoriano. 
Lenin Moreno teve 51,6% dos votos. Guillermo Lasso teve 48,8%. Quer dizer é uma vitória bastante apertada, porém, uma vitória. É inevitável fazer a comparação da atitude do banqueiro Guillermo Lasso com a atitude do playboy mineiro Aécio Neves, derrotado por Dilma em 2014. 
Até a diferença no Equador foi menor do que a diferença que a Dilma conseguiu sobre o Aécio Neves. Agora, eu se fosse o banqueiro Guillermo Lasso desistia dessa ideia. Porque o que a gente viu aqui no Brasil: a ideia do Aécio Neves de querer impugnar as urnas no Tribunal Superior Eleitoral, não deu muito certo não. 
E agora quem está na mira é o homem do golpe. O homem que o Aécio Neves, Fernando Henrique, etc, puseram lá, o nosso ilegítimo Michel Temer. Aliás, é uma coisa engraçada né. Porque eu quando era garoto tinha sempre aquele ditado: a justiça tarda, mas não falha. O Fernando Morais, na época da ditadura militar, adaptou um pouquinho esse ditado para: a justiça militar farda, mas não talha.
Agora que os militares estão onde sempre deveriam ter estado, a justiça não só tarde e tarda muito como falha. Como é que Gilmar Mendes, dono de um curso que dá aulas para juízes, para advogados, membro do Supremo Tribunal Federal, preside o Tribunal Superior Eleitoral que vai julgar um cara que é íntimo amigo dele, com quem ele janta. Aliás, ele é um grande assessor especial do Michel Temer.
Eu conheço o Equador, não conheço o Lenin Moreno. Nunca estive com o presidente Rafael Correa e evidentemente com o banqueiro Guillermo Lasso muito menos. Tenho bons amigos lá, é um país belo. Eu gosto bastante do Equador. Quito é uma cidade surpreendente.
Parabéns pelo exemplo. Ainda há esperança. Essa onda neoliberal que varreu a Argentina, que a aqui no Brasil precisou de um golpe para se instalar no poder, lá no Equador ficou de lado.
Parabéns Equador. Morro de inveja de vocês. E Guillermo Lasso, dá uma telefonadinha pro playboy mineiro aqui e pergunta como é que ele se sente com esse negócio de apelar e questionar os resultados da urna. Pergunta pra ele. Porque aqui, ele precisou dar um golpe.

Nenhum comentário: