quarta-feira, 19 de abril de 2017

A SAGA DE UMA FAMILIA IDEALISTA ATÉ O ADVENTO DE "ODE & BRECHT", A DUPLA DEBILOIDE

Não se sabe o ponto em que a família deixou de ajudar no desenvolvimento para se tornar saqueadora confessa

Depoimentos e documentos apresentados em livro sobre a família revelam um patriarca idealista e avesso à ancoragem de seus negócios no poder público


O nome Odebrecht sempre representou “poder, riqueza e dignidade”, conforme dezenas de depoimentos e documentos exibidos no livro “Cartas de Família”, de 2006, um ensaio biográfico sobre os primeiros da família a chegar ao Brasil. Não é só papel, nem papo furado: seu significado está gravado em bronze no brasão da família, dona de 500 anos de história e origem na Pomerânia, hoje Alemanha.
Emílio Odebrecht foi o maior deles. Tinha ojeriza a políticos. Sempre lutou contra eles, queixando-se de represálias da “militärdiktatur” brasileira. Trabalhou 36 anos no Ministério da Agricultura e nos Correios, sem manchas – no fim, quiseram lhe negar aposentadoria. Aposentou-se com regras piores do que as que o governo Temer desenha: levou seis anos para receber, sem os atrasados do período.
Ele escreveu um dia que “a situação do Brasil é extremamente triste, a falência do Estado é iminente. Estão demitindo funcionários, precisaremos vários anos para que esta máquina emperrada volte a funcionar”.
Embora o cenário pareça atual, estamos falando do pioneiro, o imigrante alemão que legou o nome à empresa hoje no olho do furacão. Na certidão de nascimento era Emil, mas adotou o abrasileirado Emílio. Morreu em 1912, aos 77 anos, 56 dos quais no Brasil, do final do Império até a ditadura militar de Floriano Peixoto. Proibiu os 15 filhos de entrarem no funcionalismo ou na política, lançando as bases da extraordinária carreira da família na iniciativa privada.
Um neto dele, Emílio 2º, faliu ao pegar um contrato para uma ponte em Santa Catarina. Enchente e inflação arrasaram com sua microempresa, aumentando o desprezo da turma por negócios com o governo.
Envergonhado com o fracasso, Emílio 2º se mudou com a família para a Bahia, onde recomeçou do zero – até falir de novo, nos anos 40, com a ida às alturas do preço dos materiais de construção importados da Europa, à época incendiada pela Segunda Guerra Mundial. Ao afundar de vez, passou tudo o que lhe restava para o filho Norberto, bisneto do patriarca.
Foi ele que criou a Norberto Odebrecht Construções, dando o grande salto. Só que, na sua vez, fez tudo nas costas justamente do governo, ignorando o conselho dos mais velhos.
O primeiro passo para reerguer a empresa foi obter apoio de banqueiros. Depois, obras públicas, inicialmente em Salvador e interior da Bahia, como cais e estaleiros. No fim, entregou um império em expansão para Emílio 3º, pai de Marcelo, hoje preso em Curitiba e mais sujo do que pau de galinheiro.
Emílio e Marcelo são as estrelas da hora na TV, na maior lavação de roupa suja empresarial e política do país: o enredo tem poder, riqueza e indignidade à beça.
Os pomeranos pronunciam “Ó-debr-‘ê’-cht”, com a sílaba tônica no “o” e com o “e” fechado. Em Santa Catarina, berço brasileiro da família, se diz “odebréqueti”, por influência italiana. Significa “aquele que herdou fortuna”. Odebréchti é criação do Jornal Nacional.
O primeiro Odebrecht pisou no Brasil em 1856 com a roupa do corpo, contratado pelo colonizador Herr Blumenau. Juntos, ergueram a cidade hoje muito conhecida pelas cervejadas da Oktoberfest, a 150 km de Florianópolis.
Ele tinha 21 anos e habilidades de um engenheiro. Fazia mapas com extraordinária precisão, até hoje usados no Sul. O historiador Moacyr Werneck de Castro detalhou em livro a contribuição dele ao Brasil: ajudou o Barão de Rio Branco a conquistar um naco de território na demarcação de limites com a Argentina.
Sua maior obra foi a família, hoje com mais de 1500 descendentes, 100 deles ainda vivem em Blumenau. O sobrinho-neto Rolf e sua mulher Renate Sybille montaram a árvore genealógica publicada no “Cartas de Família”, um belo livrão de 580 páginas, vendido a R$ 100 na Fundação Cultural da cidade.
O Grande Odebrecht escreveu centenas de cartas aos seus, na Alemanha. Não há relatos de maracutaias. Deixou um nome tão honrado que, nos anos 70, o pessoal do lado baiano foi à Justiça contra os parentes de Blumenau para que não o usassem como marca nos seus negócios catarinenses – os “baianos” queriam todas as honras.
 
       Emílio Odebrecht, pioneiro da família no Brasil
A parentada pobre ficou indignada, porque dentro dela havia muitos engenheiros e pequenos construtores em atividade. No fim, eles ganharam o direito a usar o próprio sobrenome. Esta decisão hoje enche alguns de vergonha: “No fundo, fica uma mancha sobre toda família”, diz o empresário Marcos Odebrecht.
O crescimento do lado baiano foi tanto que o nome de qualquer um da família tem fama de milionário, mas a bonança sobre os Odebrecht ficou concentrada na linhagem Emílio-Edmund-Emílio 2º-Norberto-Emílio 3º-Marcelo. O resto se vira nos 30.
Ninguém fala muito de um tio-avô de Norberto que se embrenhou na mata, feriu o pé com um machado, foi salvo por uma ex-escrava e viveu com ela numa choupana por 50 anos. Pobre e doente, foi recolhido pela família – que deixou a mulher na mesma maloca.
Donos da Petrobras
A Odebrecht atuava no nordeste há 46 anos quando chegou ao Rio de Janeiro em 1969, durante outra militärdiktatur, construindo…adivinhem? O prédio da sede Petrobras na cidade – e isto talvez explique por que eles tratavam a empresa como coisa sua.
Ao contrário da suposição corrente, não foi Lula quem exportou a Odebrecht para a África e confins do globo. O crescimento internacional da empresa se deu na farra promovida depois da morte de Tancredo Neves, em 1985, com José Sarney de presidente. A festa durou até a Constituição de 1988 que, por sua vez, criou o Ministério Público Federal, instituição à época tão raquítica que nem de longe parecia ameaçadora.
Os marqueteiros da empresa logo reescreveram a história da família, dando pouco crédito ao Emílio pai e ao avô Edmund, pintando tudo como obra de Norberto. Não há registro familiar de que Norberto tenha visitado Blumenau depois do sucesso. Nem Emílio, nem Marcelo.
Os dois blocos da família se reencontraram em 2006 para comemorar os 150 anos de imigração do patriarca – coube ao lado pobre a cortesia de viajar à Bahia para a festa.
Ajudando a desenvolver o Brasil
As cartas que Emil deixou mostram como o pioneiro Odebrecht via o Brasil e achava que no país só existiam “indolentes e aproveitadores”. Nelas, descrevia seus subordinados como “gente que fica de pantufas nos hotéis esperando o salário”, enquanto ele ia a pé pelos grotões mapeando a região.
O chefe dele, Herr Blumenau, queixava-se ainda no Império de que só conseguia alguma coisa das autoridades em Florianópolis se pagasse suborno, prática que Odebrecht repudiava, conforme deixou nas cartas.
O homem parecia de fato um idealista. Não temia riscos. Mal assumiu a nacionalidade brasileira e foi lutar na Guerra do Paraguai como voluntário. Como recompensa, ganhou do Império vagas cativas para seus filhos no Colégio Militar do Rio de Janeiro, mas já conhecia tanto o Exército Brasileiro que não aceitou a oferta.
O berço dos Odebrecht em Blumenau ainda existe. A casa original era de tijolos secos ao sol e se esboroou. O terreno ficou nas mãos de Rolf, hoje com 97 anos. É um bosque atrás do terminal de ônibus do bairro Garcia, ao lado da Igreja Luterana.
Nele há uma casa dos anos 60, fechada, guardada por um pastor alemão. Já esteve alugada, mas o locatário abriu um bordel e acabou despejado por Rolf, que não queria tal desonra para o nome Odebrecht.
Apesar de manter correspondência com os pais na Pomerânia, o primeiro Odebrecht fez uma só viagem à terra natal, depois de aposentado. Logo voltou para Santa Catarina. Dizia gostar tanto daqui que não deu a nacionalidade de origem aos filhos, os queria “ajudando a desenvolver o Brasil”.
A falta de algo que não custa nada
Não se sabe o ponto exato em que os Odebrecht deixaram de ajudar no desenvolvimento para se tornarem saqueadores confessos dos cofres públicos, corrompendo quase 300 políticos.
Uma prima que vive em Blumenau conta da tarde de sarau na Bahia no reencontro familiar com Norberto (morto aos 93, em 2014): “Ele se queixou que os políticos o achacavam” – o que faz a prática da propina mais antiga do que se possa apurar.
A parentada em Blumenau, Apiúna e Indaial prefere ser lembrada pelas virtudes atribuídas durante séculos aos pomeranos, registradas no livro histórico da família. Frederico o Grande, rei da Prússia, dizia que seu povo “não tem o prazer de exagerar”. O poeta Bruggemann escreveu que ele “odeia lisonjas”. O chanceler Otto von Bismarck via num soldado pomerano “mais valor do que em todo exército inimigo”, em termos de lealdade.
Onde foi que as coisas deram errado, jogando o nome no lixo?
Emílio 3º tem sido reprisado na TV se dizendo chocado que “todos os poderes, a imprensa, (estejam) tratando como se (o pagamento de propinas para tanta gente) fosse surpresa. Me incomoda isso. Não exime nossa responsabilidade”. Foi o mais perto que ele chegou de um mea culpa, até bater no peito e dizer que sua propinolândia era velha de 30 anos. Arrematou com “as coisas passaram a ser normais”.
Quem oferece uma resposta mais aproximada da realidade é o alemão Markus Blumenschein, presidente da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha, encontrado na última quinta, véspera do feriadão de Páscoa, pesquisando sobre o tema na biblioteca de Blumenau.
Ele analisou os dois lados da família e ajudou a construir esta reportagem. Para ele, o que faltou na relação da gigante Odebrecht com os 300 políticos comprados “foi uma coisa fácil de encontrar e que não custa nada”.Neste ponto fez um pequeno teatrinho de suspense, até completar: “O que faltou foi ética”.

Nenhum comentário: