terça-feira, 14 de março de 2017

Lula, no depoimento: “tirar o complexo de vita-latas do Brasil incomodou”


“Chamem o dono da Globo e da Record para me delatar”, sugere Lula

POR FERNANDO BRITO

O ex-presidente Lula, no depoimento que presta à 10a. vara Federal em Brasília, acusou os grandes 
meios de comunicação de estarem patrocinando uma campanha de ataques a ele:

– Quem sabe está na hora de chamar o dono da Globo e da Record para me delatar? Quem sabe 
eles me delatam? Em nome da liberdade de imprensa, ninguém pode avacalhar a vida dos outros. 
Eu não sou contra a Lava Jato. Sou contra execrar as pessoas pela imprensa. Sabe quantas horas 
eu tenho negativas contra mim no Jornal Nacional em 8 meses? 16 horas!

Lula criticou a cumplicidade entre a Polícia Federal, o Ministério Público, o Judiciário e a mídia: ” 
Juiz, delegado, procurador não devem ficar fazendo pirotecnia com a vida das pessoas. Provem, 
condenem e ponham na cadeia. Fazer isso não dá”.
E disse que vai defender, acima de tudo, a sua honra pessoal:

– Doutor, eu aprendi a andar de cabeça erguida. Pra quem é da elite isso não significa muito. Mas 
pra quem veio do nada, é muito. Eu vou defender a minha honra, que é a coisa mais importante 
da minha vida.
-O que incomodou muita gente no mundo inteiro é este país, que tinha complexo de vira-lata, 
virar dono de seu próprio nariz.Nós fizemos a maior política de inclusão deste país. 36 milhões de 
pessoas saíram da pobreza. Eu saí da presidência e queria que a América Latina e a África 
adotassem as políticas públicas que adotamos aqui. Eu queria ensinar que o pobre no Brasil e no 
mundo seria a solução quando incluído no Orçamento.

Por isso, disse ao juiz substituto Ricardo Augusto Soares Leite, da 10a. Vara Federal de Brasilia : “se 
o senhor (juiz) soubesse o tanto de gente que usa o meu nome em vão…”.
Lula confirmou ser amigo de José Carlos Bumlai e que, por isso, nada há de estranho em ter falado 
com ele ao telefone.

-Qual o crime dele ligar pra mim? Era meu amigo. Ele sabe que nossa relação não permitia 
discutir nenhum tipo de negócio.Eu duvido que o Bumlai ou qualquer outro empresário diga que 
eu os chamei para discutir qualquer promiscuidade.

Lula reclamou da perseguição do Ministério Público sobre ele:

-Eu sempre valorizei o Ministério Público. Sempre fiz a indicações de forma republicana. E nunca 
pedi nenhum favor. Nunca. (Mas) eu tô cansado de ouvir procurador falando que não tem prova. 
Só tem convicção.

Nenhum comentário: