quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

Dona Marisa tem piora do quadro de saúde



Jornal GGN – Com a piora em seu estado, Dona Marisa Letícia, ex-primeira dama, tem quadro de saúde considerado ‘irreversível’. A informação saiu nas redes sociais e foi dada pelas jornalistas Maria Carolina Trevisan, da Revista Brasileiros, e por Mônica Bergamo, da Folha.
Segundo as informações, o médico da família, cardiologista Roberto Kalil Filho, conversou à noite com jornalistas, dizendo que o quadro de Dona Marisa é ‘irreversível’ e que a equipe médica não segue protocolo para morte cerebral. A equipe estava mais otimista no começo da tarde, com alguns sinais de melhora, mas depois a situação se complicou. ‘É questão de horas’, disse o cardiologista, e informou que o agravamento ocorreu no final da tarde de terça-feira.
A esposa do ex-presidente Lula está desde o dia 24 internada no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, acometida por um acidente vascular cerebral. No dia 30, a equipe anunciar ocorrência de “trombose venosa profunda dos membros inferiores”, segundo os médicos, inerente ao tratamento.
O último boletim do Hospital informava um quadro clínico estável, com permanência na UTI sendo monitorada. À noite as notícias, ainda não confirmadas pela família ou pelo hospital, dão o quadro de saúde ‘irreversível’.
“O fluxo cerebral, que estava preservado hoje de manhã não existe mais. Há uma atividade cerebral mínima por conta da sedação”, disse Kalil. O médico também disse que os aparelhos que mantém a vida estão ligados, bem como estão sendo ministrados os medicamentos. Apenas aguardam o óbito.
Lula e os familiares estão no centro médico e alguns amigos se juntaram a eles.
Kalil informou que Marisa voltou a receber sedativos fortes na noite de terça por causa do edema cerebral associado ao aumento da pressão intracraniana, descreve Maria Carolina, e foi detectado, também, ocorrência de vasoespasmos, quando artérias cerebrais se fecham dificultando a circulação sanguínea. Este quadro compromete a oxigenação cerebral.

Nenhum comentário: