terça-feira, 10 de janeiro de 2017

O ADEUS AO AIATOLÁ DO IRÂ


Iranianos acompanham funeral de Akbar Rafsanjani, ex-presidente do país.

Líder supremo do Irã, o aiatolá Ali Khamenei, liderou as honras fúnebres do ex-presidente Ali 
Akbar Hashemi Rafsanjani,

Centenas de milhares de iranianos compareceram nesta terça-feira (10/01) à Universidade de Teerã, onde o líder supremo do Irã, o aiatolá Ali Khamenei, liderou as honras fúnebres do ex-presidente Ali Akbar Hashemi Rafsanjani, que morreu de infarto no último domingo (08/01).
As ruas adjacentes estavam interditadas, enquanto centenas de milhares de pessoas lotavam as avenidas que levam à universidade no centro da capital.
Cartazes com os retratos do imã Khomeini e Rafsanjani juntos proliferavam nas manifestações de luto por quem foi considerado o braço direito do líder da Revolução Islâmica de 1979.
Os cidadãos cantavam chamadas à resistência e elogios ao falecido, membro do círculo mais próximo de Khomeini e duas vezes presidente do país.
Alguns manifestantes também vociferavam palavras de ordem com os lemas reivindicativos do movimento verde que liderou os protestos reformistas de 2009, sufocados após a contestada reeleição do então presidente, Mahmoud Ahmadinejad.
O líder supremo compareceu ao centro universitário para conduzir a grande oração do clérigo.
Segundo anunciou Hamzeh Jalili, porta-voz do Conselho do Discernimento, órgão que Rafsanjani presidiu até sua morte, a procissão fúnebre sairia após a oração.
O ex-mandatário será enterrado no mausoléu do fundador da República Islâmica, ao sul da capital, por pedido da família de Rafsanjani. 


O líder supremo do Irã, Ali Khamenei, lidera oração durante funeral do ex-presidente Akbar 
Rafsanjani

As autoridades decretaram três dias de luto oficial e hoje é feriado em coincidência com as exéquias.
Rafsanjani foi um dos pilares da revolução de 1979 e da formação da República Islâmica, na qual ocupou os principais cargos de responsabilidade do país ao longo de sua vida política.
Foi presidente durante dois mandatos, entre 1989 e 1997, e liderou a influente Assembleia de Especialistas entre 2007 e 2011, um órgão entre cujas atribuições figura o controle e, caso seja necessário, a destituição e escolha do líder supremo.
Khamenei qualificou Rafsanjani ontem de "companheiro de luta e amigo", lembrando os 59 anos de parceria entre ambos.
O ministro das Relações Exteriores, Mohamad Javad Zarif, definiu Rafsanjani como "um grande cientista, um distinto ulemá, um guerreiro incansável e o amigo de toda a vida do imã Khomeini e do líder supremo (Khamenei)".


Iranianos acompanham funeral de Akbar Rafsanjani,  
______________________________________________________

Nenhum comentário: