segunda-feira, 28 de novembro de 2016

A DESPEDIDA DOS CUBANOS COM FIDEL


Cubanos fazem fila para entrar em memorial onde estão as cinzas de Fidel


Na mesma hora em que começava a homenagem na praça, foram disparados, 
simultaneamente em Havana e Santiago de Cuba, 21 tiros de canhão em homenagem a Fidel

O Memorial José Martí, na Praça da Revolução, abriu suas portas nesta segunda-feira para que os cubanos possam se despedir do ex-presidente Fidel Castro, que morreu na última sexta-feira (25/11) e cujas cinzas foram colocadas nesse emblemático local de Havana, onde permanecerão por dois dias.



Desde o início do dia, milhares de pessoas formavam fila aguardando bater às 9h (horário local, 12h dia Brasília) para homenagear o líder cubano no emblemático cenário onde ele fez a maior parte dos seus discursos. Na mesma hora em que começava a homenagem na praça, foram disparados, simultaneamente em Havana e Santiago de Cuba, 21 tiros de canhão em homenagem a Fidel Castro.
Há três pontos nos quais os moradores de Havana podem fazer suas homenagens. Todos eles têm uma grande foto de Fidel de corpo inteiro, olhando para o horizonte e vestindo seu icônico uniforme verde. Também há duas coroas de flores, uma do Partido Comunista de Cuba (PCC, único) e outra em nome dos cubanos, assim como uma vitrine com as principais condecorações que Fidel recebeu em vida.  
Ao lado dessas homenagens estão guardas de honra, membros do batalhão de cerimônias das Forças Armadas Revolucionárias e representantes do Conselho de Estado de Cuba. O presidente cubano, Raúl Castro, e outros familiares do líder, como a viúva, Dalia Soto del Valle, e os filhos, ainda não chegaram.
No Memorial, as pessoas transitam demonstrando o que sentem. Algumas mulheres jogam beijos com a mão, muitos secam as lágrimas com lenços e alguns não conseguem evitar os soluços, que ecoam acima dos sussurros e do som das câmaras fotográficas no tom solene do ato.
Embora Cuba já esteja no segundo dia de luto, dos nove decretados pelo governo, este ato marca o início de uma semana de homenagens fúnebres que culminará no domingo que vem com o enterro das cinzas de Fidel Castro no cemitério de Santa Ifigenia, em Santiago de Cuba.

Nenhum comentário: