sexta-feira, 2 de setembro de 2016

A QUEM SERVE A OAB E SEUS ALMOFADINHAS ?



Por Diogo Costa

UM NOVO ESQUADRÃO DA MORTE?


Esse texto é feito em solidariedade ao colega Mauro Rogério Silva Dos Santos, advogado aqui em Caxias do Sul. Além da solidariedade é também em tom de denúncia em face da brutal repressão que a Brigada Militar fez contra ele pelo simples fato de estar exercendo a sua profissão no mais absoluto respeito às prerrogativas que a mesma confere (ainda existe OAB neste país?).
Houve uma manifestação na praça central da cidade contra esse desgoverno golpista, usurpador e ilegítimo da camarilha PMDB/PSDB. O filho de Mauro participou do protesto e ligou para o pai, que foi buscá-lo. Chegando lá o advogado se deparou com a habitual truculência da Brigada e apresentou a sua carteira da OAB. Pediu o que estava acontecendo e foi solenemente ignorado. Logo em seguida começa o festival de cacetadas nas pernas, na cabeça, no pescoço e na barriga de Mauro. Primeiro eram dois policiais batendo num advogado que estava exercendo a sua profissão.
Logo em seguida surgem outros, usam gás pimenta e mais um pouco já eram uns cinco ou seis brigadianos atirando Mauro no chão e pulando em cima do mesmo. Ato contínuo, o filho dele vem e dá um chute num dos policiais (quem, vendo seu próprio pai ser brutalmente agredido, não faria o mesmo que o jovem fez?). O relato de Mauro, um cidadão formado na UCS e muito querido por todos, foi o seguinte:

“NOITE DE HORROR
Eu sou a pessoa agredida no vídeo. Tenho vários machucados mas estou bem. tenho habito de buscar meu filho a noite na faculdade. Em torno de 22 horas recebi uma mensagem dele pedindo para que eu o busca-se na praça central de Caxias do Sul onde estava acontecendo uma manifestação pelo fora Temer. Me dirigi para lá e já não haviam muitas pessoas. Não o vi.
Recebi um pedido de ajuda dele dizendo que estavam precisando de um advogado pois haviam jovens sendo presos a uma quadra da praça, quando se dispersavam. Cheguei e vi uma moça e um jovem, certamente menor, de mãos na parede e os policiais se preparando para conduzi-los a delegacia. Retirei minha carteira e apresentei aos policiais para saber da razão da condução dos jovens e qual o nome deles. De imediato fui repelido com empurrões e não tive a condição de advogado reconhecida, talvez por eu ser negro. A polícia tem dificuldade em entender que estas duas condições podem andar juntas.
As agressões foram muitas Meu filho está preso na penitenciária de Caxias do Sul. Dizem que ele chutou um policial e com isto atentado contra a vida dele. Meu filho é estudante de direito, por longo tempo atleta de canoagem, tendo representado o Brasil em diversas competições nacionais e internacionais.
O presídio não é o lugar dele. Vou trabalhar para tirá-lo de lá.”
Pouco tempo depois, para espanto geral e meu em particular, Mauro postou sobre a ameaça que paira sobre a sua vida e a de seu filho:

“AMIGOS, EU E MEU FILHO ESTAMOS MARCADOS PARA MORRER
As notícias que nos chegam não são boas. A informação é de que a guarnição que nos abordou na noite de ontem é uma guarnição de POA deslocada para Caxias. A mesma é especializada em produzir óbitos.
Amanhã ou depois, eu e meu filho iremos aparecer mortos em uma condição que nos fará parecer bandidos. Não tememos, se for o preço a pagar por um Brasil livre e justo, que assim seja.
Agradecemos antecipadamente à solidariedade que vem de todo o Brasil. Abraço.”
Não é admissível que o Brasil entre novamente em um ciclo de violência política contra quem protesta contra o governante de plantão. Que estivemos há poucos dias de frente com a consumação de um nojento golpe de estado, não resta a menor dúvida. É lícito que todo mundo queira protestar contra os impostores que destruíram a democracia brasileira.
Ou que queira protestar contra aqueles que, nas palavras do Juiz Federal Carlos Alberto Simões de Tomaz, da 17ª Vara da Justiça Federal em Minas Gerais, são bandidos que deveriam estar presos:
'Os bandidos deste País, que deveriam estar presos, estão soltos dando golpe na Democracia', disse o juiz federal.
O pior não foi o que apareceu através de vídeos que correram o Brasil e o mundo mas sim o que fizeram com Mauro nas dependências da Delegacia. Ele foi torturado e algemado de maneira absolutamente ilegal.
Se Mauro e seu filho, ou um dos dois, aparecerem mortos logo ali adiante, isto será uma responsabilidade única e exclusiva do sr. José Ivo Sartori, amigo do peito de Cunha e Temer e comandante máximo da Brigada Militar, hoje transformada em polícia política.

2 comentários:

Fábio Rogério Sarraff Bezerra disse...

Isso é resultado de um governo corrupto que vai calar a sociedade com violencia armada. ORDEM E PROGRESSO é o lema. Brasil nas mãos dos ditadores é um regresso imensurável.

Fábio Rogério Sarraff Bezerra disse...

Isso é resultado de um governo corrupto que vai calar a sociedade com violencia armada. ORDEM E PROGRESSO é o lema. Brasil nas mãos dos ditadores é um regresso imensurável.