quinta-feira, 29 de maio de 2014

O Açougueiro Al-Sisi, ex chefe do Exército, vence eleições de mentirinha no Egito

 O ex-chefe do Exército Abdel Fattah Al-Sisi foi o grande vencedor das eleições presidenciais no Egito, de acordo com a imprensa local, obtendo pelo menos 93% dos votos, contra 4% do rival mais próximo.
Os números foram publicados nesta quinta-feira (29/05). Dependendo da fonte, a votação dele pode chegar a quase 97%.
No total, Al-Sisi deve alcançar algo em torno de 23 milhões de votos.
 O único rival dele, Hamdeen Sabahi, teve, até o momento, 770 mil votos.
Segundo a equipe de Al-Sisi, no Cairo, o candidato conseguiu 94% dos sufrágios e, em Alexandria, 84%.
Estes números não oficiais indicam uma participação entre 45% e 50%, depois de o prazo da votação ser prorrogado por mais um dia pela Comissão Eleitoral por causa da baixa participação, apesar de o primeiro-ministro Ibrahim Mehleb ter ameaçado multar em 500 libras egípcias (cerca de R$ 150) quem não fosse às zonas eleitorais.
A tabulação final deve ser divulgada no começo da próxima semana.
Na semana passada, Sisi havia pedido a participação de 80% do eleitorado, o que não foi alcançado.
O baixo comparecimento e o prolongamento das eleições podem diminuir a credibilidade do ex-chefe do Exército, insinuando que ele não conseguiu o apoio que esperava após depor o ex-presidente, Mohamed Mursi.
A Irmandade Muçulmana, por sua vez, comemorou o baixo número de eleitores. “O grande povo do Egito deu um novo tapa no roteiro do golpe militar e escreveu a certidão de óbito do golpe”, afirmaram representantes do braço político do grupo, o Partido da Liberdade e da Justiça.
O processo eleitoral no Egito foi acompanhado por um grande plano de segurança, que deve se estender até depois da divulgação do resultado oficial.
Segundo Mehleb, a última fase do plano prevê uma campanha de segurança para manter a ordem nas ruas do país diante de possíveis celebrações da vitória eleitoral.
___________________________________________________

Nenhum comentário: