quarta-feira, 30 de abril de 2014

Luiza Erundina e Jean Willys contestam afirmações de que há regalia para Dirceu na prisão

override-if-required

"Nós nunca questionamos o regime carcerário. O meu problema é o regime prisional, regime 
fechado", diz. "A rigor, sábado e domingo, saio [para tomar sol] duas horas aqui. Durante a 
semana, eu saio sete horas. Na verdade, não é semi-aberto, eu não tenho a classificação para 
trabalhar", disse. Ele se queixou que em alguns casos ele só pode sair para o pátio às 17h, pouco 
antes de escurecer.
No vídeo, Dirceu usa o uniforme branco típico dos detentos da Papuda. Ele não aparenta estar 
mais magro ou mais gordo do que à época de sua prisão, e fala pausadamente, entrecortado por 
explicações de um funcionário da cadeia à comitiva.
O grupo está em uma cela vazia, cujos detentos estão fora. Em um dado momento, Dirceu 
interrompe o funcionário e diz: "Ó lá a goteira".
Dirceu também relata ao grupo que está fazendo cursos de direito do consumidor, direito da 
família e direito constitucional, e que deverá fazer outros, como de direito penal e civil. Ao 
estudar na cadeia, são descontados dias de sua pena.

Abaixo o vídeo:


Deputados da Comissão de Direitos Humanos da Câmara que visitaram nesta terça-feira o complexo penitenciário da Papuda, em Brasília, apresentaram avaliações divergentes em relação às supostas “regalias” do ex-ministro José Dirceu, que cumpre pena por condenação no julgamento do mensalão.
A visita foi motivada pela aprovação, pela comissão, de requerimento apresentado pelo deputado Nilmário Miranda (PT-MG), a pedido da família de Dirceu, que pretendia que os parlamentares averiguassem se o ex-ministro tem privilégios – para o Ministério Público, tudo o que possa ferir a isonomia entre os presos é caracterizado como privilégio.
Por decisão judicial, a tramitação do pedido de Dirceu para trabalhar fora da prisão foi suspensa devido à suspeita de uso de celular dentro da prisão.
“Nós vimos uma cela modesta, uma cela malconservada, cheia de infiltrações, gotejando água no corredor, na porta da cela, é isso que a gente viu. Ao contrário, acho que o tratamento que é dado a ele, muitas vezes, lhe tiram aquilo que é dado a outro preso”, afirmou Luiza Erundina (PSB-SP).
“A gente veio verificar se havia regalias. Pela nossa visita, que a gente fez às celas, e pelas conversas que nós tivemos com os agentes penitenciários, os gestores e o diretor do complexo, a gente viu que não há regalias. Não há privilégio”, disse Jean Wyllys (PSOL-RJ).
A deputada Mara Gabrilli (PSDB-SP) disse que Dirceu recebe tratamento diferenciado, em uma cela com televisão e micro-ondas, condição distinta, segundo ela, da de outros presos. “Conheci celas em várias unidades aqui [na penitenciária da Papuda] e as que a gente viu hoje lá em cima são celas horrorosas se comparadas à cela dele. A cela dele é iluminada, ampla, o tipo de material do beliche é diferente, tem televisão, tem micro-ondas. E não são todas as celas – é a única cela desse jeito”, declarou.
A Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal negou que Dirceu tenha privilégios. Segundo a secretaria, eletrodomésticos levados por familiares são direito de presos com bom comportamento.
_______________________________________________

Nenhum comentário: