quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Dilma restabelece antigo fuso horário do Acre e Amazonas



A presidente Dilma Rousseff revogou uma lei, de autoria do então senador Tião Viana (PT-AC), sancionada pelo então presidente Lula, em junho de 2008, que alterou o fuso horário do Acre e de parte do Amazonas de duas para uma hora em relação a Brasília. O Brasil volta a contar com quatro fusos horários, sendo o quarto o que se caracterizava há 95 anos pela hora de Greenwich 'menos cinco horas', que compreende o Acre e o sul do Amazonas.
De acordo com a Lei 12.876, sancionada pela presidente no final da tarde de quarta-feira e publicada na edição do Diário Oficial da União desta quinta, a partir do dia 10 de novembro populações do Acre e parte do Amazonas voltam a conviver com duas horas a menos que Brasília. Por causa do horário de verão em outras regiões do país, quando a lei entrar em vigor a diferença será de três horas em relação à capital federal.
Sob a alegação de que a população sofria prejuízos econômicos, sociais e culturais por causa da diferença em relação ao restante do país, Tião Viana e Lula alteraram o decreto 2.784, de junho de 1913, de autoria do presidente Hermes da Fonseca.
A mudança não agradou à maioria porque foi feita sem consulta à população. O descontentamento popular foi comprovado em 2010, quando os eleitores do Acre participaram de um referendo sobre o tema, decorrente de um projeto de autoria do deputado Flaviano Melo (PMDB-AC). O resultado mostrou que 39,2% dos eleitores queriam o retorno à hora antiga, enquanto 29,7% eram favoráveis à manutenção do fuso horário em vigor.
O restabelecimento do fuso horário do Acre representa uma derrota para os senadores Jorge Viana e Anibal Diniz, ambos do PT, além do governador do Acre, Tião Viana. O governador, por exemplo, não mediu esforços pela mudança quando presidiu o Senado. Viana fez lobby para a Rede Amazônica de Televisão, afiliadaRede Globo, que tinha interesse na mudança para evitar gastos com a gravação da programação, exigência de uma portaria do Ministério da Justiça que trata da classificação indicativa.
No começo do mês, o Senado já havia aprovado Projeto de Lei da Câmara para restabelecer o horário antigo do Acre e de parte do Amazonas, que fora apresentado pela presidente Dilma.
A proposta foi aprovada pelas Comissões de Assuntos Econômicos e de Relações Exteriores e Defesa Nacional, tendo como relatores os senadores Anibal Diniz (PT-AC) e Sérgio Petecão (PMN-AC), respectivamente.
O restabelecimento do fuso horário do Acre é uma vitória iniciada na blogosfera local, que se contrapôs à mudança autoritária, mobilizando a sociedade antes, durante e depois. Ao sancionar a leita que restabelece o antigo fuso horário do Acre, a presidente faz prevalecer a democracia em relação à polêmica.
_________________________________________________________

Um comentário:

Anônimo disse...

QUER SOFRER?

VEM MORAR EM SANTARÉM, ENFIM, NO OESTE DO PARÁ.

POR QUE O OESTE DO ESTADO DO PARÁ NÃO VOLTOU AO ANTIGO FUSO HORÁRIO??

Acre e parte do Amazonas voltam a ter duas horas a menos
Publicado em 31/10/2013

A presidente Dilma Rousseff sancionou a Lei que alterou o Decreto 2.784/1913, para restabelecer os fusos horários do Acre e de parte do Amazonas, até então reduzidos para uma hora pela Lei 11.662/2008, que foi revogada.

Com isso, Acre e a parte do Amazonas que fica a oeste da linha que, partindo de Tabatinga (AM) segue até Porto Acre (AC), voltam a ter duas horas a menos que Brasília (DF). A lei foi publicada nesta quinta-feira (31) no Diário Oficial da União (DOU) e entra em vigor no dia 10 de novembro.
http://www.difusora24h.com/?p=16698

“LEI QUE QUE TRÁS DE VOLTA O ANTIGO FUSO HORÁRIO DO ACRE E DE PARTE DO AMAZONAS É SANCIONADA.” 31/10/2013

http://g1.globo.com/ac/acre/noticia/2013/10/lei-que-altera-fuso-horario-do-acre-e-de-parte-do-amazonas-e-sancionada.html

A MAIOR POTÊNCIA DO MUNDO, INCLUSIVE ECONOMICAMENTE, SÃO OS ESTADOS UNIDOS, E LÁ, TÊM 9 FUSOS HORÁRIOS, E TODOS OS SEUS ESTADOS SÃO "RICOS" ECONOMICAMENTE.

POR QUE O BRASIL NÃO FICA COM OS 3 FUSOS HORÁRIOS QUE TINHA?

POR QUE O OESTE DO ESTADO DO PARÁ NÃO VOLTOU AO ANTIGO FUSO HORÁRIO?
POR QUE SÓ O ACRE E O SUL DO AMAZONAS VOLTARAM?

======================

QUER SOFRER? VEM MORAR EM SANTARÉM, ENFIM, NO OESTE DO PARÁ.

MUDARAM O FUSO HORÁRIO NA CALADA DA NOITE.

NESTE NOVO FUSO HORÁRIO, 7h DA MANHÃ É NOITE E 7h DA NOITE É SOL.

O POVO CLAMA PELA VOLTA DO ANTIGO FUSO HORÁRIO.

A SEDUC ESCONDE OS NÚMEROS GIGANTESCOS DA EVASÃO ESCOLAR NO TURNO DA MANHÃ, POIS OS PAÍS TIRAM SEUS FILHOS DA ESCOLA COM MEDO, POIS 7:00H DA MANHÃ AINDA Á NOITE.

A "APAE" DE SANTARÉM-PARÁ PODE ACABAR COM O TURNO DA MANHÃ, POIS AS CRIANÇAS EXCEPCIONAIS NÃO CONSEGUEM CHEGAR DE MADRUGADA (6:00 horas da manhã) PARA A SUAS ATIVIDADES ESCOLARES.

O FUSO HORÁRIO EM , SANTARÉM-PARÁ É DO JEITO QUE O DIABO GOSTA.

QUER MAIS? VEM MORAR AQUI, VEM!

SE VOCÊ AMA SANTARÉM E O OESTE DO PARÁ, FAÇA COMO EU.
EU AMO SANTARÉ E O OESTE DO PARÁ, DAÍ A MINHA CRÍTICA E INDIGNAÇÃO.

COMPARTILHEM!!!