quinta-feira, 25 de julho de 2013

JATENE BARRA ARTISTAS FECHANDO O PORTÃO DE ESPAÇO PÚBLICO EM BELÉM



O Segundo ato público dos artistas paraenses que começou às 10h , no Parque da Residência, já reúne cerca de 100 artistas. No momento, eles fazem uma apresentação com roda de carimbo, em frente à Secult.
A Polícia Militar e Rotam acompanham a manifestação, e as portas do Parque da Residência permanecem fechadas, não permitindo a entrada dos artistas no espaço público. Até o momento nenhum representante da Secult se prontificou em dialogar com os manifestantes.
(Blog do Alemão)
Em entrevista coletiva, concedida na tarde desta quinta-feira (25), Nilson Chaves, presidente da Fundação Tancredo Neves (Centur), garantiu que o atual secretário estadual de cultura, Paulo Chaves, continua a frente da Secult. Nilson justificou que concedeu a entrevista no lugar de Paulo Chaves por estar mais próximo da categoria.
A entrevista ocorreu em caráter de urgência após uma manhã de protestos organizados por artistas, em Belém, reivindicando dentre várias questões a saída de Paulo Chaves da Secult e a democratização da cultura paraense.
O presidente pediu ainda que os artistas elaborassem um documento com as demandas, e reiterou que cerca de R$ 50 milhões já foram repassados para a área no atual governo. Além disso, anunciou a criação de um Fundo Estadual de Cultura, dentro de 15 dias.
Inconformados com a atual situação da cultura no Pará, um grupo de artistas ocupou, no início do mês, o palco do Teatro Margarida Schiwazzapa, no Centur, durante apresentação da Mostra Terruá Pará de Música, pedindo que os investimentos se estendessem a todos. 
 (DOL com informações de Denilson D'almeida/Diário do Pará)
_______________________________________________________

Nenhum comentário: