segunda-feira, 29 de julho de 2013

A Demagogia Tucana e o Populismo com os cortes de ministérios


O populismo domina hoje a política da direita. O pior populismo, aliás, que reúne moralismo udenista com demagogia econômica, como essa pressão para que o governo reduza os ministérios e demita os funcionários públicos. Quando, na verdade, o Brasil precisa de mais e melhores funcionários públicos - com cargos e carreiras, concursados… - para planejar, dirigir, assessorar, executar e controlar a administração federal.
A demagogia, no entanto, não se sustenta. Reportagem de O Estadão aponta que o governo Dilma, com 39 ministérios, registra despesas de custeio pouco abaixo das do governo FHC, em 1995, a época com 25 ministérios.
Em 1995, aponta a matéria, as despesas gerais eram R$ 18,2 bi, corrigidos pelo IPCA. Atualmente, elas são de R$ 17,6 bi. A matéria traz, ainda, a relação despesa pessoal (civil e militar) e receita corrente líquida da União, apontando que ela caiu: passou de 18,8% (fim do governo FHC) para 16,3%. E vejam que aumentou o número de servidores: passou de 530 mil no governo FHC para 635 mil.
Como demonstra matéria de O Estado de São Paulo, com apenas esses dados, tudo não passa de demagogia barata. Como acontece também em matéria de política econômica, onde a oposição e a mídia ficam pregando mais juros, corte de gastos e mais superávit. Tudo que não deu certo! Não dá nem na Europa, imaginem no Brasil.
___________________________________________

Nenhum comentário: