quinta-feira, 27 de junho de 2013

Presidente da Câmara promete “enterrar” cura gay semana que vem


cura-gay-2O presidente da Câmara, Henrique Alves (PMDB-RN), prometeu na tarde desta quarta-feira “enterrar” o projeto que libera psicólogos para atenderem homossexuais que desejam reverter sua orientação sexual, a chamada “cura gay”.
A proposta foi aprovada na Comissão de Direitos Humanos (CDH) na semana passada e ainda precisa ser analisada por outros dois colegiados antes de chegar a plenário.
“Ele disse que vai enterrar a cura gay na semana que vem”, afirmou Rodolfo Mohr, do movimento Juntos por Outro Futuro, que participou de uma reunião com o presidente da Câmara.
A informação foi confirmada pela assessoria de Henrique Alves.
A intenção do presidente da Câmara seria aproveitar uma brecha no regimento da Câmara e levar o texto direto a plenário. Para isso acontecer, é necessário aprovar um requerimento de urgência.
O Projeto de Decreto Legislativo 234/11, do deputado João Campos (PSDB-GO), permite a psicólogos tratarem a homossexualidade como uma doença.
A proposta revoga resolução do Conselho Federal de Psicologia (CFP) que proíbe os profissionais da área a aconselharem gays em um processo para virar heterossexuais.
Este foi o primeiro projeto aprovado na CDH desde que o deputado Pastor Marco Feliciano (PSC-SP) foi eleito presidente.
Antes a comissão só tinha aprovado requerimentos de audiência pública e moções de apoio e repúdio.
_____________________________________________________

Nenhum comentário: