terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Frei Betto recebe Prêmio José Martí durante conferência em Cuba

Com mais de 800 delegados nacionais e estrangeiros começou a 3ª Conferência Internacional pelo Equilíbrio do Mundo em Cuba, em homenagem ao 160º aniversário do ideólogo da revolução pela independência da ilha, José Martí.

Entre os participantes do evento, que ocorre até a próxima quarta-feira (30), está a presidenta do Conselho Mundial da Paz (CMP) e do Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos e Luta pela Paz (Cebrapaz), Socorro Gomes, que deverá fazer uma intervenção sobre os esforços da humanidade pela paz mundial. 
Também participam do fórum o editor do Portal Vermelho, José Reinaldo Carvalho, o escritor Frei Betto, o Prêmio Nobel argentino Adolfo Pérez Esquivel, os ex-presidentes Leonel Fernández, da República Dominicana, e Alvaro Colón, da Guatemala, entre outros.
Na abertura, o diretor do escritório do Programa Martiano e presidente do comitê organizador da conferência, Armando Hart Dávalos, destacou que "a humanidade está gravemente enferma devido à crise do capitalismo e às guerras de agressão e ocupação perpetradas pelo imperialismo" e que é dever de todos que se orientam pelo pensamento do herói nacional cubano lutar para evitar a catástrofe. Por sua vez, o vice-presidente do comitê organizador, Héctor Hernández, ressaltou que "Fidel Castro é o mais extraordinário discípulo de José Martí".
José Reinaldo contou que Frei Betto recebeu o Prêmio Internacional da Unesco José Martí, por sua atividade dedicada à solidariedade, criado em 1994, para pessoas que lutam pelos ideais martianos, na América Latina e no mundo.
"Frei Betto recebe o prêmio pelas suas qualidades como intelectual comprometido com os direitos humanos, como educador popular e também como lutador pelas causas dos povos latino-americanos", destacou a diretora-geral da Unesco, Irina Bokova.
O homenageado dedicou o prêmio aos Cinco Cubanos, presos injustamente nos Estados Unidos, e pediu um minuto de silêncio aos mortos na trágedia que ocorreu em Santa Maria, no sul do Brasil.
A abertura do evento coincide com o fato de que Cuba assumiu nesta segunda-feira a presidência temporária da Comunidade de Estados Latino-americanos e Caribenhos (Celac).
_________________________________________________

Nenhum comentário: