segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Situação de Chávez é delicada, afirma vice-presidente Nicolás Maduro


O vice-presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, disse na noite de domingo (30/12) que a saúde do presidente Hugo Chávez é delicada, após apresentar complicações pós-operatórias. Desde junho de 2011, Chávez já passou por quatro cirurgias para combater um câncer - a quarta no início deste mês. Maduro, que está em Havana desde sábado, afirmou que permanecerá na capital cubana nas próximas horas, atento à situação de saúde do presidente, que no momento enfrenta uma infecção respiratória.
"Dezenove dias após a cirurgia, o estado de saúde do presidente Chávez continua a ser delicado, apresentando complicações que estão sendo tratadas, em um processo não isento de riscos. Graças à sua força física e espiritual, o comandante Chávez está enfrentando essa difícil situação", disse Maduro ao ler uma declaração oficial em Havana, Cuba, onde Chávez realiza o tratamento.
Durante a leitura, Maduro afirmou que esteve com Chávez e que o próprio presidente comentou as complicações,. Segundo o vice-presidente, Chávez também pediu que Maduro transmitisse um forte abraço às crianças venezuelanas e saudações de fim de ano para as famílias reunidas para as festas. O presidente também teria dito que deseja que 2013 seja um ano de “consolidação da Pátria e da unidade nacional”.
Após confirmar a visita a Chávez, Maduro afirmou que o presidente foi informado da posse dos 20 governadores do PSUV (Partido Socialista Unido da Venezuela), eleitos durante as eleições regionais de 16 de dezembro. O vice-presidente disse ainda que a força espiritual de Chávez e as orações pela melhora do presidente o ajudaram a superar “a enfermidade que o atinge desde 2011”.
O agravamento do estado de saúde do presidente venezuelano, Hugo Chávez, levou à suspensão nesta segunda-feira (31/12) dos festejos públicos de fim de ano em Caracas. As autoridades da capital cancelaram o tradicional show para encerrar o ano na praça Simón Bolívar e convidaram "as famílias de Caracas e as venezuelanas em geral a esperar o ano novo reunidas em cada lar em uma oração de fé e esperança pela saúde" de Chávez, disse o ministro da Informação, Ernesto Villegas.
_____________________________________________

Nenhum comentário: