segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Na Assembleia Geral da ONU, Dilma defenderá Estado palestino

“A presidenta Dilma Rousseff finaliza nesta segunda (24), em Nova York, os últimos detalhes do discurso de abertura da 67ª Assembleia Geral das Nações Unidas. Dilma deve enviar uma série de mensagens, como a defesa da busca pelo fim dos conflitos por meio da paz, a não intervenção militar como solução para confrontos, a relevância dos esforços em favor do desenvolvimento sustentável e o empenho para o reequilíbrio econômico no cenário internacional.

No ano passado, Dilma Rousseff foi a primeira mulher a abrir uma Assembleia Geral da ONU. Na ocasião, falou sobre a crise econômica internacional e defendeu a criação de um Estado Palestino; de lá pra cá, a crise se acentuou e os Estados Unidos têm um candidato que diz abertamente que os palestinos são inimigos da paz.
O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, embaixador Tovar Nunes, disse neste domingo (23), em entrevista coletiva, que a presidenta deverá fazer um discurso no qual o multilateralismo predomina. “O impulso político muito importante será dado aqui”, ressaltou. “Não polarizar [é a alternativa], que tem um grande perdedor que é o sistema multilateral, a ONU [Organização das Nações Unidas].”
A presidenta abre nesta terça (25) a Assembleia Geral, quando vai destacar os avanços obtidos na Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, em junho.Antes, ela se reúne com o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon. Segundo assessores, não há audiências organizadas com o presidente norte-americano, Barack Obama, e a chanceler da Alemanha, Angela Merkel.
Em seu discurso, a presidenta deverá reiterar a necessidade de respeitar a soberania interna e a ordem democrática, referências que dizem respeito diretamente à Síria e ao Paraguai. Na Síria, Dilma deverá defender o fim da violência, a busca da paz por meio do diálogo, o respeito aos direitos humanos e a não intervenção militar.”
_______________________________________

Nenhum comentário: