segunda-feira, 18 de junho de 2012

Conservadores se declaram vencedores das eleições

O partido conservador Nova Democracia (ND) se declarou vencedor das eleições legislativas da Grécia na tarde deste domingo 17. Falando em inglês, Antonis Samaras, líder da legenda, disse que “o povo grego expressou sua vontade de permanecer no euro” e de “honrar seus compromissos” com a União Europeia. O conservador também chamou os partidos com objetivos semelhantes a se juntar em um governo de coalizão. “Vou garantir que os sacrifícios do povo grego tragam o país de volta ao crescimento. Estamos de determinados a fazer o que for preciso e de forma rápida.”
A declaração de Samaras, de 61 anos, ameniza o temor das autoridades europeias da formação de um governo antiausteridade que exija a revisão dos acordos de resgate ao país. Algo que poderia levar os gregos a romper com o euro.
Com quase 80% das urnas apuradas, o ND soma 30,07% dos votos, contra 26,55% do Syriza, da esquerda radical e 12,50% do Pasok. O resultado garante a formação de um governo pró-austeridade, pois o ND consegue, até o momento, com 130 cadeiras no Parlamento, o Syriza com 71 e o Pasok, 33. Logo, uma aliança entre primeiro e terceiro colocados – que compuseram o último governo – somaria 163 cadeiras. Um número bem acima dos 151 necessários para a maioria absoluta.
O Syriza admitiu a derrota, mas prometeu manter posição contrária às medidas de austeridade impostas ao país pelo acordo de resgate financeiro com a União Europeia e o Fundo Monetário Internacional (FMI). “A partir de segunda-feira nós continuaremos a batalha”, disse o líder do Syriza, Alexis Tsipras. “Um novo dia para a Grécia amanheceu”.
Segundo a Singular Logic, empresa que computa os votos, já foram apurados cerca de 7,8 milhões de votos, dos 9,9 milhões inscritos para ir às urnas.
______________________________________

Nenhum comentário: