segunda-feira, 5 de março de 2012

PUTIN COM FOLGA

O primeiro-ministro e ex-presidente russo Vladimir Putin venceu com folga a eleição presidencial de domingo com quase 64% dos votos, após a apuração quase total das urnas.

Putin recebeu 63,75% dos votos, contra 17,19% do segundo colocado, o líder do Partido Comunista Guenadi Zyuganov, após a apuração de 99,3% dos votos em todo o país.
“De acordo com os resultados preliminares, Vladimir Vladimirovich Putin foi eleito presidente da Federação Russa”, declarou o diretor da Comissão Eleitoral Central, Vladimir Shurov.
“Como vocês podem ver, não acontecerá um segundo turno”, completou.
O terceiro colocado foi o magnata Mikhail Projorov, com 7,82% dos votos, seguido pelo ultranacionalista Vladimir Zhirinovsky (6,23%). O quinto lugar ficou o ex-presidente da Câmara Baixa Serguei Mironov (3,85%).
A participação foi 65,3%, de acordo com a Comissão Eleitoral Central, uma queda na comparação com os quase 70% registrados em 2008, mas superior ao resultado das eleições legislativas de dezembro.
Na região Moscou, Putin recebeu menos da metade dos votos (47,22%), enquanto o liberal Prokhorov ficou com 20,21%.
Putin foi presidente do país durante dois mandatos, de 2000 a 2008, antes de assumir o posto de primeiro-ministro durante o governo de Dmitry  Medvedev.
_____________________________________________________

Nenhum comentário: