sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Arteriosclerose Imperialista: Lua e Marte na mira dos EUA até 2020

Newt Gingrich promete 'colonizar' a Lua até 2020. Pré-candidato republicano também prometeu ampliar exploração de Marte. 
O norte-americano garante que o mercado espacial é "um grande negócio".

Newt Gringrich, o pré-candidato republicano à Presidência dos Estados Unidos Newt Gingrich afirmou esta semana que, caso seja eleito presidente, pretende instalar uma base norte-americana na Lua e colonizar o satélite até o ano 2020.
O projeto, segundo ele, seria uma estratégia para desenvolver um "robusto comércio" sobre o espaço, tal qual os avanços que, na década de 1930, geraram o boom da indústria de aviação civil dos EUA.
Ainda que o programa espacial norte-americano tenha sofrido cortes em seu orçamento, ele prometeu fortalecer inclusive as explorações do país em Marte. Frente a cerca de 700 pessoas reunidas na costa espacial do estado da Flórida, assegurou que, ao oferecer preços especiais, pode estimular o setor privado a financiar o projeto.
Esta não é a primeira vez que o pré-candidato manifesta seu interesse no “mercado espacial”. Em um debate republicano do dia 23 de janeiro, ele disse que adoraria mudar-se para a Lua permanentemente e viajar para Marte “o mais rápido possível, por meio da construção de estações espaciais"

Na ocasião, questionado sobre a forma como bancaria sua proposta, Gingrich declarou: “Há todos os motivos para se acreditar que existe gente nos EUA e pelo mundo que iria pagar valores incríveis e tornar a costa espacial, literalmente, um grande negócio”.
_________________________________________

Nenhum comentário: