Quando o IGPM era maior, as concessionárias, ligadas a grandes
empreiteiras, reajustavam tarifas pelo IGPM; agora que o IPCA é maior,
elas terão o IPCA; São Paulo tem os pedágios mais caros do mundo.
247 – O motorista brasileiro que circula pelas estradas de São
Paulo gasta tanto quanto um francês ou um norueguês de pedágio, mas com
uma pequena diferença : nesses países, o trabalhador ganha até cinco
vezes mais. Essa discrepância deve aumentar. O governo do Estado
publicou ontem alterações nos contratos de concessão das rodovias. O
novo indicador que será usado como base, o Índice Nacional de Preços ao
Consumidor Amplo (IPCA), está mais alto do que o antigo, o Índice Geral
de Preços do Mercado (IGP-M).
A troca de índices foi anunciada em junho do ano passado, pois,
segundo a Agência Reguladora de Transportes do Estado de São Paulo
(Artesp), havia a necessidade de uniformizar os índices que regulam
todas as concessões. O IGP-M acumulado dos últimos 12 meses na época do
anúncio era de 8,64%, enquanto o IPCA era de 6,71%. No entanto, desde
então, o IPCA subiu mais do que o outro indicador. Em dezembro, o
acumulado anual do IPCA foi de 6,56% e o IGP-M, de 5,09%.
Ainda assim, a Agência de Transporte do Estado de São Paulo afirma que o objetivo da mudança é adotar "um fator de reajuste mais próximo da realidade dos usuários". Para reduzir os valores praticados, o governo estuda ainda a cobrança de pedágio por trecho percorrido da rodovia. O cálculo seria feito por antenas e chips instalados nos carros. O projeto-piloto será testado, ainda neste ano, na Rodovia Santos Dumont (SP-075).
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Ainda assim, a Agência de Transporte do Estado de São Paulo afirma que o objetivo da mudança é adotar "um fator de reajuste mais próximo da realidade dos usuários". Para reduzir os valores praticados, o governo estuda ainda a cobrança de pedágio por trecho percorrido da rodovia. O cálculo seria feito por antenas e chips instalados nos carros. O projeto-piloto será testado, ainda neste ano, na Rodovia Santos Dumont (SP-075).
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