sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Chavez repatria o ouro da Venezuela e transfere as suas reservas econômicas para a China, Rússia e o Brasil!!

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez anunciou que nesta sexta-feira (25/11) vai chegar de Londres a primeira parte das reservas de ouro nacionais repatriados ao país sul-americano.
"É o nosso ouro, são as reservas econômicas de nossos filhos", disse Chávez. "Vem para o lugar de onde nunca deveria ter saido, para os cofres do Banco Central da Venezuela, e não para os bancos de Londres ou bancos dos EUA", disse o presidente.
Quanto ao porquê de as reservas nacionais que regressam do estrangeiro, Chavez explicou que "a economia global afunda" e o metal se torna ainda mais caro. "Os Estados Unidos o país que é o primeiro do mundo, não tem como pagar as suas dívidas, nós não temos nenhum problema a este respeito", disse o governante.
Dois meses atrás, o presidente venezuelano decidiu transferir o ouro depois fez o mesmo com as reservas em divisas converssíveis, que passou de bancos dos EUA para a Europa e depois para países emergentes como China, Rússia e Brasil.
Quando chegar a carga esta será custodiada pelas Forças Armadas Bolivarianas até o depósito no Banco Central da Venezuela (BCV). Ele planeja repatriar 16.908 de 29.000 lingotes que possui o país, de acordo com o presidente do BCV, Nelson Merentes.
A massa total de reservas de ouro da Venezuela é de 365 toneladas, o equivalente a 30.000 mil milhões de dólares, o posto número quinze a nível mundial.
______________________________________

Nenhum comentário: