quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Venezuela e Colômbia fazem acordo para retomar comércio bilateral

Os governos da Venezuela e da Colômbia decidiram aprofundar seu comércio bilateral por meio de um acordo que prevê a eliminação de barreiras alfandegárias a diversos produtos com o objetivo de gerar mais empregos e combater a pobreza na região.    
"Firmamos um acordo de alcance parcial que tem como objetivo acabar com as barreiras alfandegárias dos produtos através do qual podemos obter um impacto [positivo] para aumentar o comércio e fortalecer nossas economias e a integração", disse o presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos.    
Ele ainda explicou que o tratado comercial, que vai "representar o bem estar dos dois países", irá abranger cerca de 3.500 itens e irá substituir "o marco normativo da CAN [Comunidade Andina de Nações]".
A Venezuela se tornou membro do organismo em 1973, mas em 2006, por decisão do presidente Hugo Chávez, se retirou do bloco econômico, após Peru e Colômbia firmarem tratados de livre comércio com os Estados Unidos.    
Chávez, por sua vez, disse que "a relação com a Colômbia é prioritária para a Venezuela" e que "o potencial" bilateral "é muito grande", durante a visita oficial de Santos a Caracas, ocasião em que outros convênios foram assinados nas áreas de ciência, tecnologia, saúde, cultura, infraestrutura e energia.    
"Trabalhamos duro para aumentar este comércio" em curto tempo, disse, acrescentando que é preciso continuar neste rumo. "Temos que nos manter imperturbáveis com a mão firme na compreensão, no entendimento, mas sempre com o mesmo rumo, a união, a integração", concluiu.    
Desde que tomou posse como presidente da Colômbia, em agosto de 2010, Santos vem promovendo o aprofundamento da relação entre os países. Posição que foi criticada recentemente pelo ex-presidente Álvaro Uribe.
___________________________________________

Nenhum comentário: