quarta-feira, 8 de junho de 2011
Jovens suspendem acampamento em Madri
O movimento dos “indignados” de Espanha, que ontem comemorou três semanas do acampamento nas Puertas del Sol, decidiu convocar concentrações e desfiles em diversas cidades espanholas para 19 de Junho. Esta mobilização antecede a jornada já anunciada para 15 de Outubro que pretende congregar em diversas cidades europeias manifestações e concentrações.
O acampamento na Praça da Catalunha, em Barcelona O acampamento na Praça da Catalunha, em Barcelona (Joana Bourgard)
Com a manifestação de 19 de Junho, convocada pela plataforma Democracia Real, Já!, os aderentes ao movimento de 15 de Maio (15M) – que assim se designa porque naquele dia teve lugar a primeira manifestação, que juntou 20 mil pessoas nas ruas da capital espanhola – pretendem ultrapassar a actual situação de impasse criada em torno da manutenção de alguns acampamentos. Em diversas cidades, como Barcelona, Granada ou Córdova, os acampamentos já foram desmantelados à noite, permanecendo as concentrações durante o dia.
O mesmo já deveria ter ocorrido em Madrid, mas as Puertas del Sol continuam ocupadas 24 horas por dia, apesar de terem sofridocrescentes baixas. O rigor climático dos últimos dias, com trovoadas e abundantes chuvas, terá contribuído para isso. As chuvadas estão, aliás, na origem da não celebração de assembleias desde domingo em Madrid. Seria numa destas reuniões magnas, por consenso e sem derrotados, que deveria ser aprovado o fim do acampamento e a sua substituição por um posto de informação. Contudo, ainda não foi possível chegar a essa conclusão e instalar os contentores previstos.
As tentativas na última semana para que o acampamento fosse levantado chocaram com a oposição dos “que-chuas”, assim apelidados porque usam tendas daquela marca. Este grupo de cerca de 50 jovens, na maioria integrantes do movimento “Okupa”, não está na génese do 15M, mas na praça madrilena tem condicionado as votações. Depois de as autoridades terem admitido que o acampamento seria desfeito a meio desta semana, agora é referido um novo prazo, o próximo domingo.
______________________________________
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário