O Povo grita nas ruas. Mubarak renunciou.
Por Alá !
Agora começa a cruzada do ditador por um asilo.
Que certamente nehhum país "amigo" (Alemanha, USA, etc) oferecerá.
Hosni Mubarak deixou a presidência do Egito.
O anúncio foi dado pelo vice-presidente do Egito, Omar Suleiman, nesta sexta-feira (11/02), em um breve pronunciamento à TV estatal.
Suleiman afirmou que o ditador, que estava no poder desde 1981, renunciou "voluntariamente" e passou o poder ao Conselho Supremo das Forças Armadas, após 18 dias de manifestações em todo o país. Segundo o vice, a decisão foi tomada "por causa das difíceis circunstâncias que o país atravessa ".
O Conselho Supremo é o mesmo órgão que, no início do dia e na quinta-feira (10/02), havia firmado em pronunciamentos que "estava do lado da população" e que "as demandas dos manifestantes" não estavam sendo atendidas.
Milhares de pessoas celebram a queda do ex-presidente na praça Tahrir, no Cairo, epicentro das manifestações em todo o Egito. A saída de Mubarak era a principal reivindiação da população desde o início da série de protestos.
A queda de Mubarak foi muito esperada na véspera, quando fortes rumores se espalharam de ele mesmo anunciaria sua saída em rede nacional.
Entretanto, após horas de espera, Mubarak falou por volta das 23h locais (19 h de Brasília) que continuaria no cargo até setembro, quando eram esperadas novas eleições, e que delegaria parte de seus podere - sem especificá-los - ao vice-presidente Omar Suleiman.
Mubarak é o segundo ditador do mundo árabe a cair este ano. No dia 14 de janeiro, uma série de manifestações na Tunísia colocou fim ao regime de Zine Abidine Ben Ali, obrigado a deixar o país.
____________________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário