quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Programa de Saúde da Família Fluvial do Brasil será lançada em Santarém

Projeto demonstrativo desenvolvido pela ONG Projeto Saúde e Alegria em parceria com os Municípios de Santarém, Belterra e Aveiro, se torna referência para políticas públicas de saúde voltada ao atendimento básico às populações ribeirinhas. 
Através de portaria, o Ministério da Saúde autoriza Municípios a implementarem Unidades de Saúde da Família Fluviais, permitindo o atendimento regular aos milhares de ribeirinhos com dificuldades de acesso aos serviços do SUS.

Por Fabio Pena

No dia 07 de dezembro de 2010, às 16:00h, acontecerá em Santarém a cerimônia de oficialização da primeira Unidade de Saúde da Família Fluvial do Brasil.
O evento contará com a presença da diretora do Departamento de Atenção Básica do Ministério da Saúde, Claunara Schiling Mendonça, do Secretário Municipal de Saúde de Santarém, José Antonio Rocha, diretores do Projeto Saúde e Alegria e representantes dos Municípios de Belterra e Aveiro.
Trata-se de uma conquista de extrema importância para garantir o acesso aos serviços de saúde para populações ribeirinhas vivendo em comunidades distantes dos centros urbanos.
O Projeto Saúde e Alegria em parceria com as Prefeituras Municipais de Santarém, Belterra e Aveiro desenvolveram um modelo demonstrativo de atenção primária adaptado ao contexto das populações ribeirinhas da Amazônia. Com o apoio da Fundação Terre des Homens Holanda, o atendimento básico de cerca de 70 comunidades do rio Tapajós, desde 2006 vem sendo feito através do Barco Hospital Abaré, beneficiando mais de 15 mil pessoas.
Elas têm acesso regular à bordo do posto flutuante, de 40 em 40 dias, aos atendimentos médicos e odontológicos, vacinações, pequenas cirurgias, além exames preventivos como o pré-natal e o PCCU.
Leia Mais »
________________________________

Nenhum comentário: