segunda-feira, 4 de outubro de 2010

PMDB e PT obtêm as maiores bancadas do Senado; oposição encolhe

O PT conseguiu ampliar sua bancada no Senado para 15 representantes — seis a mais que na atual legislatura. Foram eleitos neste domingo 12 senadores do partido em 12 estados do país. Já o PMDB também aumentou o número de representantes, de 17 para 19.
Os dois partidos de oposição (DEM e PSDB) perderam espaço. Serão, no mínimo, dez senadores a menos. O DEM elegeu dois políticos neste domingo — mas, no balanço, perdeu seis senadores na Casa. O PSDB perdeu quatro.
A oposição tem outros motivos para lamentar em relação à eleição para o Senado. As urnas eliminaram políticos importantes para PSDB e DEM dentro da Casa. De uma só vez, a oposição viu a derrota de caciques como Tasso Jereissati (PSDB-CE), Arthur Virgílio (PSDB-AM), Marco Maciel (DEM-PE), Heráclito Fortes (DEM-PI), entre outros.
Além disso, contava com a eleição do ex-prefeito do Rio Cesar Maia (DEM), que terminou apenas em quarto lugar. Em compensação, a oposição garantiu a vitória do ex-governador de Minas Gerais Aécio Neves (PSDB) e de Aloysio Nunes Ferreira (PSDB) em São Paulo.

__________________________

Nenhum comentário: