terça-feira, 17 de agosto de 2010

Ministro chama Ahmadinejad de ‘ditador’ e apela por vida de Sakineh

“O governo Lula está pressionando diplomaticamente o governo iraniano para que permita que ela venha para o Brasil.
E se esse ditador (Ahmadinejad) tiver um mínimo de bom senso, deveria permitir que ela venha morar no Brasil e seja salva”, disse o ministro.
O governo brasileiro continua negociando com Teerã para que Sakineh Mohamadi Ashtiani, condenada à morte por adultério e envolvimento no assassinato de seu marido seja enviada ao Brasil na condição de asilada ou refugiada política.
Para Vannuchi, o Brasil é o único país que pode negociar com o Irã após Lula e o governo turco terem mediado as negociações entre Teerã e a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) sobre o programa nuclear iraniano.
O ministro também afirmou que os direitos humanos estão acima de questões culturais. “A ideia de que o preceito cultural tem que ser mantido nos levaria a tolerar o infanticídio, por exemplo, e não podemos aceitar isso, como não podemos aceitar a amputação de clitóris promovida por países muçulmanos. Tem que questionar e discutir isso, mas não com tanques de guerra e sim com o diálogo, pressionando (de forma a fazer ver) que não se pode condenar alguém ao apedrejamento”, disse.
________________

Nenhum comentário: