quarta-feira, 28 de julho de 2010

DATA-IMBROLHA JÁ RETIFICA SEUS DADOS

É incrivel, tá na cara que a discrepância entre as pesquisas Datafolha e Vox Populi vai além de problemas na metodologia, provavelmente é má fé mesmo.
Vejam o caso do resultado para Pernambuco: eles mostraram que Dilma estaria na frente por 46% a 36% (o que é um absurdo, pois Dilma está MUITO à frente de Serra segundo todas as pesquisas divulgadas até o momento).
Mas agora publicaram um resultado diferente, o resultado mostrado é o seguinte: 46% a 31% para Dilma. Vejam (página 19):
http://datafolha.folha.uol.com.br/folha/datafolha/tabs/intvoto_pres_26072010.pdf

Mas não é só em Pernambuco, na Bahia também.
O Instituto Datafolha, que publicou dois resultados de pesquisas de opinião para a disputa do Senado na Bahia, reúne sua cúpula neste momento para descobrir que erro levou à divulgação de percentuais divergentes nesta segunda-feira (25). A dúvida é para saber se o erro foi a transposição dos dados para o jornal Folha de São Paulo, que divulgou o resultado em primeira mão, ou a emissão oficial dos números no site oficial do Datafolha. Para que não houvesse a continuação da celeuma, os dados foram retirados do ar e só retornarão quando o grupo souber exatamente quais foram os números. No jornal, César Borges lidera a corrida com 34% dos votos, Lídice da Mata com 26% e Walter Pinheiro com 20%. Já a internet grafa o resultado como 22% dos votos para Lídice e 18% para Pinheiro.

Ainda ha mais um ponto polêmico na pesquisa Datafolha.
Segundo duas matérias na Folha de Hoje (veja na sequência), os jornais superam a Internet como fonte de consulta para as eleições: 12% dos entrevistas se informariam pelos jornais contra 7% pela Internet.
Tenho plena convicção de ter lido, na semana passada, pesquisa mostrando que a Internet já supera os jornais.
Além disso, pesquisas muito mais rigorosas, conduzidas pelo Instituto Vox Populi para o grupo Máquina, mostram um cenário diametralmente oposto: a Internet aparecia como segunda fonte de informação (atrás aprnas da TV), par 20,4% dos entrevistados, contra 10,5% dos jornais impressos.
Quem tiver mais dados, ajude a enriquecer o debate.

Como diria PHA, o Otavinho endoidou??? Acho que isso vai muito além de um simples erro de digitação.
___________________________________

Nenhum comentário: