segunda-feira, 26 de abril de 2010

Coimbra responde a Data-da-Folha e a Sensus. Dilma ganha todas

 Por Paulo Henrique Amorim

O Conversa Afiada não acredita em pesquisa.
Muito menos no Globope e no Data-da-Folha.
E leva Marcos Coimbra da Vox Populi a sério.
Também leva Ricardo Guedes da Sensus a sério e tratou do ataque nazista de Serra à Sensus.
O amigo navegante há de se lembrar que o Data-da-Folha elegeu Serra com dez pontos de vantagem, logo após o triunfal lançamento de Serra à presidencia (que jamais ocupará).
O Globope, em seguida, ratificou o Data-da-Folh a e coroou Serra com a medalha “o primeiro milho é dos pintos”.

Leia agora, amigo navegante, o que disse Marcos Coimbra  ao Correio Braziliense, segundo reprodução do Blog do Noblat:

Preste atenção: Marcos Coimbra, com a elegancia de um diplomata experiente,  Coimbra explica como o Data-da-Folha e o Globope navegam na maionese da “margem de erro”.
E o que importa: quem está na frente na “resposta espontânea”.
A Dilma não perde uma.

“Ao avaliar as pesquisas, as margens de erro não são coisas para registrar e esquecer, mas para lembrar. Não é o mais provável, mas é perfeitamente possível, que 10 pontos de diferença entre Serra e Dilma (consideradas as margens) sejam 5 pontos, o mesmo que diz uma pesquisa cujo resultado é uma diferença de um ponto entre os dois. Politicamente, 10 pontos ou um fazem uma enorme diferença, mas podem n ão ser nada (ou quase nada) em termos estatísticos.
Quem analisar com mais cuidado as pesquisas de agora vai perceber que são unânimes na caracterização das intenções espontâneas de voto. Na mais recente do Ibope, Dilma tem 15% e Serra 14%. Na Vox, Dilma 15%, Serra 12%. No Datafolha, Dilma 13%, Serra 12%. Na Sensus, Dilma 16%, Serra 14%. Em qualquer lugar do mundo, quem olhasse esses números diria que os institutos brasileiros estão inteiramente de acordo sobre o que pensam os eleitores mais definidos, os que tendem a ser mais politizados e interessados nas eleições.” 
_____________

Nenhum comentário: