segunda-feira, 22 de março de 2010

Esquerda derrota partido de Sarkozy em eleições regionais na França

O partido de centro-direita do presidente da França, Nicolas Sarkozy, saiu surrado nas eleições regionais de domingo.
A aliança esquerdista de oposição do Partido Socialista conseguiu 54,3% dos votos, enquanto que o partido governista UMP (União pelo Movimento Popular) ficou com apenas 36,1% da preferência do eleitorado.
A ultra-direitista Frente Nacional, de Jean-Marie Le Pen, contabilizou 8,7% dos votos.
Cerca de 51% dos eleitores compareceram ao pleito. 
O primeiro-ministro francês François Fillon admitiu a derrota de seu partido, que agora só controla uma das 22 regiões francesas, a Alsácia.
"Eu assumo minha parcela de responsabilidade", declarou Fillon, que deve se encontrar com o presidente Sarkozy nesta segunda-feira.
As eleições regionais deste domingo eram consideradas o principal teste eleitoral na França antes do pleito presidencial de 2012.
Apesar de as eleições regionais terem tido como pauta questões locais como transportes públicos, muitos eleitores decidiram punir o governo central por causa da insatisfação com o alto nível de desemprego e os planos para a reforma de vários setores, incluindo o Judiciário e o sistema de pensões.

Com 3 milhões de pessoas  sem emprego, a França enfrenta hoje o maior nível de desemprego das últimas décadas, enquanto uma série de reformas impopulares provocaram várias greves e protestos nos últimos meses.
_________

Nenhum comentário: